sábado, 12 de abril de 2008

Fé Infantil vs Fé Adulta

"(...) fé infantil será aquela que, para se entregar, precisa de apoios, seguranças, tranquilizantes. Fé adulta será aquela que sem apoios, sai de si mesma, corre todos os riscos, confia, permite e se entrega. Entrega-se no vazio de seguranças, evidências e tranquilizantes. Fá-lo de pé, sozinho.(...)

O «adulto» na fé supera as distâncias e limitações inerentes à fé, saindo de si mesmo: desprende-se de todos os arrimos intelectuais que o raciocínio lhe proporciona e dá o grande salto no vazio, em plena noite escura, abandonando-se ao absolutamente Outro. É um salto no vazio porque o crente abandona as «razões» e deixa-se cair nesse abismo profundo que é o mistério.


Este é o grande momento da fé. É este o acto radical onde vai buscar todo o seu mérito e valor transformante. Só tem valor a crença na luz quando se vive na noite. Eu creio que por trás deste silêncio respiras Tu. Eu creio que por trás desta escuridão brilha o Teu Rosto. Ainda que tudo me saia mal, ainda que chovam os infortúnios, eu creio que me amas. Ainda que tudo pareça fatalidade, mesmo que nos pareça absurdo o mundo, mesmo diante do espectáculo de homens a odiar e de crianças a sofrer, mesmo ao ver que reina a tristeza e que mataram a pomba da paz, nem que me atormente a vontade de morrer..., eu creio, eu entrego-me a Ti. Sem Ti, que sentido teria a vida? Tu és a vida eterna.» - Ignacio Larrañaga, em "Mostra-me o Teu Rosto"

3 comentários:

Mayara Assuncion disse...

Que bonito...
Quero ter a fé adulta que não se importa com as circunstâncias.
Muito bom o blog
Bjinho
Fica com Deus!!

Éverton Vidal Azevedo disse...

Grande Texto meu brother. Lembrei de Sören Kierkegaard (ele fala muito sobre esse salto da Fé). Nao conheço ainda Ignacio Larrañaga, gostei do que li agora.

Obrigado pelos parabéns.
A propósito, estou lenvando o Conhecer e seguir a Jesus para o meu blog.

Abraçao!
INté!

... disse...

Texto muito bom! Não conhecia... Me chamo Renata =) uma amiga minha acabou de me dar o link pra teu blog...e vim visitar.... gostei bastante!!!!!! =)Paz.....

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...