quinta-feira, 19 de julho de 2007

5 coisas que me marcam na pessoa de Jesus

A Vilma do blog - Coisas de mim, desafiou-me para falar das características que mais me marcam na pessoa de Jesus. É com prazer e alegria que o faço, pois Jesus foi a descoberta mais importante, preciosa e essencial que fiz na minha vida. A vida com Jesus é rica, bela, fascinante, aliciante, estimulante, doce, suave...

  • Amor e generosidade - Jesus deu a sua vida por nós. Amou os seus inimigos até ao fim, sem excepções. No auge do seu sofrimento manifestou uma capacidade de perdoar sem limites:" Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem". Jesus é um Amigo leal, generoso, verdadeiro. Ele deu a sua vida pelos seus amigos; que o abandonaram quando Ele mais precisava deles. A capacidade de Jesus para perdoar e amar sem limites é sublime, incomparável. Ele ama-nos incondicionalmente, apesar das nossas falhas, dos nossos defeitos... Ele é a personificação do Amor. O seu mandamento essencial é: "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei." (João 15, 17)

  • Bondade e Compaixão - Há muitas parábolas e atitudes de Jesus que ilustram a sua bondade e compaixão, sobretudo para com os pecadores, os pobres, os oprimidos e marginalizados. Jesus arriscava a sua vida pelas pessoas mais menosprezadas da sociedade em que vivia. (João 8, 3-11) Para Jesus, todos os seres humanos são únicos e preciosos. No seu coração, não há lugar para preconceitos sociais, discriminações raciais. Na parábola do bom samaritano, Jesus revela quem é o nosso próximo e como devemos amar a todos, independentemente da raça, religião, classe social...(Lucas 10, 29-35). Jesus era solidário e compassivo perante o sofrimento humano; curou, alimentou e ressuscitou pessoas. (João 11, 1-44).

  • Autenticidade e Coerência - Jesus viveu tudo o que ensinou e pregou. Foi fiel à Vontade de Deus, em todas as circunstâncias. Todo o seu Ser estava focalizado num único objectivo. Ele desceu do céu para cumprir um Plano Transcendental e, nada nem ninguém o impediu de cumprir esse Plano divino. Por mais hostil e opressivo que fosse o ambiente, Jesus mantinha-se sereno e tranquilo, e respondia com inteligência, sabedoria e coerência às questões que lhe colocavam. Embora fosse uma pessoa flexível e aberta, Jesus não se deixava moldar pelas circunstâncias, pelas pressões e opiniões desfavoráveis dos seus opositores.

  • Humildade - Jesus disse que veio para servir e não para ser servido. Em todos os seus gestos, comportamentos e atitudes, Ele foi fiel a este princípio. Teve atitudes de humildade inacreditáveis, que deixaram os seus discípulos perplexos.(João 13, 1-17) Foi humilhado, rejeitado, insultado, abandonado, espancado, mas nunca ripostou, nunca se rebelou.

  • Sensibilidade e Inteligência - Jesus revela uma inteligência sublime, assombrosa! O psiquiatra Augusto Cury que fora um ateu convicto, estudou durante alguns anos a personalidade de Jesus e rendeu-se à sua inteligência e sabedoria:" Foi um maestro da vida. Transformou as dificuldades e os problemas em ferramentas para afinar os instrumentos da inteligência e da emoção. Regeu a orquestra sinfónica da sabedoria numa terra onde se cantava a música do preconceito e da rigidez." . Este psiquiatra fez um resumo das principais características da personalidade de Jesus; eis algumas delas:
  1. Não gravitava em torno das ofensas e rejeições sociais.
  2. Pensava antes de reagir.
  3. Era convicto no que pensava e gentil na maneira de expor os seus pensamentos
  4. Transferia a responsabilidade de crer nas suas palavras e segui-lo aos próprios ouvintes.
  5. Vivia a arte do perdão. Podia retomar o diálogo a qualquer momento com as pessoas que o frustravam.
  6. Não fugia dos seus sofrimentos, mas enfrentava-os com lucidez e dignidade.
  7. Não reclamava nem murmurava. Supervalorizava o que tinha, e não o que não tinha.
  8. Não gravitava em torno da fama e jamais perdia o contacto com as coisas simples.
  9. Era sociável, agradável, relaxante. Estar ao seu lado era uma aventura contagiante e estimulante.
  10. Não esperava muito das pessoas que o rodeavam, nem das mais íntimas, embora se doasse intensamente por elas.
  11. Tinha enorme paciência para ensinar e não vivia em função dos erros dos seus discípulos.
  12. Nunca desistia de ninguém, embora as pessoas pudessem desistir dele.
  13. Tinha enorme capacidade para encorajá-las, ainda que fosse com um olhar.
  14. Usava os seus erros como adubo da maturidade, e não como objecto de punição.
  15. Sabia estimular as suas inteligências e conduzi-las a pensar em outras possibilidades

Quem quiser pode consultar a lista completa das características no link: http://seguirjesus.blogspot.com/2007/05/jesus-o-mestre-dos-mestres.html

E agora passo a desafio aos seguintes bloggers:

Sonia Farmacêutica - http://blog-mundo-melhor.blogspot.com/

Maria João - http://deusemtudoesempre.blogspot.com/

Flor - http://flor-odesabrochar.blogspot.com/

Laurie Marie - http://nospassosdejesus.blogspot.com/

7 comentários:

A Flor disse...

OHHH AMIGO, obrigado por mais este desafio que me propões... ainda para mais... para falar de Jesus... :)

Mas o teu post está tão completo, tudo o que lá está dito, eu concordo a 100%, que mais poderei eu dizer?!!

Bem, mas neste fim-de-semana com mais tempo tentarei responder.. com palavras do meu coração. Obrigado Paulo, por te lembrares de mim, quando o desafio é falar do Senhor :)

Uma boa sexta feira para ti e tua esposa. Que o Senhor seja convosco.

Já passaste no meu jardim para veres as minhas maravilhas? Foi mais um desafio que me foi feito...

Xau e fica bem, fica nos braços amorosos do nosso Pai.

Noite tranquila

Flor

sonia farmaceutica disse...

Mais uma vez um desafio difícil! Vou tentar estar à altura! Mas como diz a flôr, o teu post está tão completo... Vamos ver o que dá...
Bjs para ti e para o teu amor

SOU DE DEUS disse...

boa tarde...JESUS NÃO PODERIA APRENDER COM SEUS ERROS,ELE MESMO VINDO COMO HOMEM FOI UNICO PERFEITO, VEIO HUMILDE COMO SERVO DE DEUS PAI, JAMAIS ERROU.

Eudecio disse...

:) vou tentar também

Anónimo disse...

Sim! Ele foi perfeito. O que o autor quis dizer foi que Jesus não usa nosso erro como objeto de punição mas para adubar nossa maturidade, assim como fez com Pedro que o negou.

Unknown disse...

O MESTRE DO AMOR, ESPETACULAR,TODOS ADJETIVOS SERIAM POUCOS
A PREOCUPAÇÃO E A DELICADEZA AMOROSA DE JESUS POR NÓS.

Clark disse...

Na nona (9) características de Jesus (era sociável, agradável...) Enfim...
Oq quer dizer essa característica?
(Oq eu entendi,é que Jesus não era tímido.... é isso?)

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...