quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Jesus na igreja primitiva

«...A experiência de Deus em Jesus foi tão poderosa que transformou para sempre aquilo que os seguidores de Jesus quiseram dizer quando proferiam a palavra Deus. Como era Deus? Quem era Deus?

Quando pensavam no que haviam aprendido, visto, e experimentado em Jesus, sua compreensão foi revolucionada. Por fim, após alguns séculos de reflexão sobre Deus conforme revelado e experimentado através de Jesus (no contexto das grandes controvérsias com as formas variadas de filosofia grega), a igreja começou a descrever Deus como Pai-Filho-Espírito na Tri-unidade ou Trindade.

Para eles, Deus não poderia ser concebido meramente como "Deus A", um Poder, Mente ou Vontade única, solitária e dominante, mas como "Deus B", uma comunidade/família/sociedade/entidade unificada, eterna, misteriosa, relacional de Amor salvador.

Pense no tipo de universo que você esperaria se Deus A o tivesse criado: um universo de domínio, controle, limitação, submissão, uniformidade, coerção. Pense no tipo de universo que você esperaria se Deus B o tivesse criado: um universo de interdependência, relacionamento, possibilidade, responsabilidade, realização, novidade, mutualidade, liberdade.

Não estou certo sobre o quem vem primeiro - se o tipo de universo que você vê ou o tipo de Deus no qual crê, mas como um cristão que crê em Jesus como Filho de Deus, me encontro no universo B, conhecendo Deus B.»

Brian McLaren em "Ortodoxia Generosa" - Editora Palavra. (eu tive a honra de prefaciar a edição em português deste maravilhoso livro - não deixe 2007 acabar antes de devorá-lo).


1 comentário:

MamaNunes disse...

Amado irmão!!!!!
EU TAMBÉM!

Finalmente estamos nos reconectando, ainda com "altos e baixos"... A floresta tem seus encantos e dificuldades e continua sendo uma grande benção, glória a Deus!
Consegui acertar (+ ou -) suas imagens, mas ainda não entendí o que aconteceu com o Blogspot ...
:(
De qualquer maneira, espero que minhas mudanças funcionem.
Te envio mais detalhes por email!
Um graaaaaaaaaande abraço e... muita saudade...
Graça e paz

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...