terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Vencer-se a si mesmo

O que é "vencer-se a si mesmo" ? François Varillon disse: " Trata-se de nos tornarmos homens livres. O que Deus quer é a nossa liberdade. A liberdade é o esquecimento de nós mesmos, ou seja, uma outra forma de designar o amor. Mas adquiri-la não é espontâneo, nem automático. É preciso vencer-se. Antes de dizer: «Esqueci-me de mim» tenho que dizer a mim próprio: «Preciso de sair de mim mesmo». Em termos um pouco técnicos: o êxodo precede necessariamente o êxtase, isto é, não posso continuar centrado em mim mesmo, tenho que viver fora de mim, voltado para o outro.(...)

(...) Não poderei entrar em Deus enquanto o mais pequenino átomo de auto-contemplação, de olhar voltado para mim mesmo, não for queimado."



François Varillon S. J. , em "Viver o Evangelho"

3 comentários:

Maria João disse...

Obrigado pelas reflexões que tens colocado...

Como é bom lê-las e pensar nelas...


beijos em Cristo

Discípulo de Jesus. disse...

vivendo dessa forma serei verdadeiramente livre. Obrigado pelo post maravilhoso amigo Paulo.

Padre Sandro disse...

Caríssimo,
tenho passado por seu blog sempre com alguma pressa e por isso não tenho deixado comentários. Se passo apressado, a leitura fica quase sempre superficial... Jesus diz no evangelho: "quem perder a sua vida... vai ganhá-la. quem procurar preservar a própria vida... vai perdê-la". Perde a vida quem a vive para si somente. Uma vida não gasta pelos outros é vazia. Sem sentido de plena realização e felicidade. Continue na busca. Não deixe de contemplar no caminho a beleza de Deus que se revela nas pequenas ações, atitudes e circunstâncias. Fique bem. Pax + + +

Nada é grave...

"Nada é grave, a não ser perder o amor." [Irmão Roger de Taizé]