terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A Renovação do Coração

A nossa vida e a nossa percepção do mundo agora e no futuro são quase totalmente um simples resultado do que nos tornamos na profundeza do ser (espírito, vontade ou coração). De lá vemos o mundo e interpretamos a realidade, fazemos escolhas, partimos para a acção, tentamos mudar o mundo (...)
A maior necessidade da humanidade - incluindo você e eu - é a renovação do coração. O lugar espiritual no nosso interior, de onde vêm as nossas perspectivas, escolhas e acções, foi formado por um mundo distanciado de Deus. Agora, ele precisa ser transformado (...)

A revolução de Jesus é primeira e permanentemente uma revolução do coração ou espírito (...) O propósito de Jesus é uma revolução do carácter, que se processa pela mudança das pessoas a partir do seu interior, por uma contínua relação pessoal com Deus em Cristo e com os outros. É uma revolução que muda ideias, crenças, sentimentos e hábitos de escolha, assim como tendências corporais e relações sociais (...)

O caminho do Mestre é verdadeiramente o do coração (ou espírito). Se andarmos como Ele, devemos andar por esse nível interior. Aliás, bem poucos não compreendem essa verdade sobre Jesus. Ele salva-nos pela verdadeira restauração do coração para Deus e, então, habita ali com o seu Pai, por meio do notável Espírito divino. O coração assim renovado e habitado é a única verdadeira esperança da humanidade. (os grifos são meus)

Dallas Willard, em "A Renovação do Coração"

2 comentários:

Daniel disse...

Renovação do Coração precisa ser manual de discipulado, revista para escola dominical, fonte de recursos para sermões..
Por ora, quero aprofundar na plenitude do significado de "Auto-negação", que Dallas Willard identifica como porta de entrada para a transformação. Se você tiver textos sobre esse tema, seria bom que você compartilhasse conosco.

Anónimo disse...

Eu estou fascinado por estes escritos. Continue nos abençoando meu amado amigo/irmão.

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...