domingo, 6 de janeiro de 2008

Deixa que Jesus te transforme

Andas à procura de Jesus. Tentas encontrá-lo não apenas na tua mente mas também no teu corpo. Buscas o seu afecto e sabes que esse afecto envolve tanto o seu corpo como o teu. Ele encarnou para ti, para que o pudesses encontrar na carne e receber o seu amor na carne. Mas permanece em ti algo que impede este encontro. Continua a haver uma grande quantidade de vergonha e de culpa enraizada no teu corpo bloqueando a presença de Jesus. Não te sentes completamente à vontade no teu corpo; olhas para ele como se não fosse um lugar suficientemente bom, bonito ou puro para encontrar Jesus.

Quando olhas para a tua vida com mais atenção verás como ela tem estado recheada de medos, principalmente de medo daqueles que detêm autoridade: os teus pais, professores, bispos, guias espirituais e até mesmo amigos. Nunca te sentiste igual a eles e humilhaste-te sempre diante deles. Durante a maior parte da tua vida sentiste que precisavas da autorização deles para seres tu próprio.
Pensa em Jesus. Ele que foi inteiramente livre perante as autoridades do seu tempo. Ele que disse às pessoas para não se submeterem ao comportamento dos Escribas e Fariseus. Jesus viveu entre nós como igual, como um irmão. Ele quebrou as relações piramidais entre Deus e as pessoas humanas, bem como entre as próprias pessoas, e apresentou um novo modelo: o círculo, onde Deus vive em perfeita solidariedade com as pessoas e as pessoas umas com as outras. Não serás capaz de encontrar Jesus no teu corpo enquanto o teu corpo se mantiver cheio de dúvidas e receios. Jesus veio para te libertar desses nós e para criar dentro de ti um espaço onde te possas encontrar com Ele. Ele deseja que tu vivas a liberdade dos filhos de Deus.

Não desesperes, pensando que não és capaz de te modificar após estes anos todos. Penetra simplesmente na presença de Jesus como és e pede-lhe que te dê um coração intrépido, onde Ele possa estar contigo. Jesus veio para te dar um coração novo, um espírito novo, uma mente nova e um corpo novo. Deixa-o transformar-te através do seu amor, permitindo-te, por conseguinte, receber o seu afecto com todo o teu ser.(os grifos são meus)

Henri Nouwen, em A Voz Íntima do Amor

4 comentários:

procuro... disse...

Olá amigo já à algum tempo que queria deixar aqui um abraço em Cristo Jesus. Hoje foi o dia que econtrei com "mais tempo" para o fazer.

Estamos continuamente a caminhar para Cristo. Agradeço ao nosso Bom Deus as maravilhas que vai fazendo com os coraçoes que encontra disponiveis e acolhedores.
Continua a seguir os passos do Mestre de Nazaré e verás que não saiás desiludido.

Umaverdadeirafraternidade...

Padre Sandro Rogério dos Santos disse...

Olá! Estive ausente do seu blog por um tempo, pois fui descansar um pouco. Conhece as "Cataratas do Iguaçú" aqui no Brasil? Bom, vim para dizer que estou me apropriando da citação que fez do Henri Nouwen... Tenho o livro referido em casa. Ele é de fato uma luz imorredoura. Eu acredito que ele ainda vai iluminar muitos corações vacilantes nessa longa jornada da vida. Fique bem! Seja abençoado o seu ano 2008. Pax

MamaNunes disse...

Olá meu querido amigo!
Caminhar com Jesus...não há outro caminho.

Abraços fraternos!

:)

Alice disse...

Olá !!... como ficou lindo o seu Blog !! e combina com vc... seguindo a Jesus....me alegro com tua fé, e ler teu textos me restaura.
abraços

A beleza que salva o mundo

"...Porque o amor, mesmo que em silêncio, está sempre germinando as primaveras.  Amar é a beleza que salva o mundo."  [Lu...