quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Formação Espiritual Cristã

A formação espiritual cristã refere-se basicamente a um processo guiado pelo Espírito, cujo objectivo é formar o mundo interior do eu de tal maneira que ele se torne semelhante ao ser interior de Cristo (...) À medida que a formação espiritual em Cristo obtiver êxito, a vida interior do indivíduo transformar-se-á numa expressão natural ou num fluxo do carácter e dos ensinamentos de Jesus.

A obediência é o resultado essencial da formação espiritual cristã (Jo 13:34-35; 14:21).

A semelhança com o ser interior de Cristo não é uma façanha humana. Ela é, em conclusão, um dom da graça.
Embora, devamos agir, os recursos para a formação espiritual vão muito além do humano. Eles vêm da presença interactiva do Espírito Santo na vida dos que depositam a sua fé em Cristo; também vêm dos tesouros espirituais - pessoas, eventos, tradições, ensinamentos - armazenados no corpo do povo de Cristo na terra, no passado e no presente.

A formação espiritual é, na prática, o caminho de descanso para o cansado e sobrecarregado, do jugo suave e do fardo leve (Mt 11:28-30), da limpeza do interior do copo e do prato (Mt 23:26), da árvore boa que não pode dar fruto ruim (Lc 6:43). E é o caminho ao longo do qual os mandamentos de Deus não são considerados pesados, nem "penosos" (1 Jo 5:3).

A "aprendizagem" básica aqui não é sobre como agir, do mesmo modo que o erro ou o problema básico na vida humana não está no que fazemos. Muitas vezes, o que os seres humanos fazem é tão horrível que podemos, talvez, ser desculpados por acreditar que tudo o que importa é impedi-los. Mas isso trata-se, então, de uma fuga do verdadeiro horror: o coração de onde as acções terríveis procedem. Em ambos os casos, é o que somos - em pensamentos, sentimentos, disposições e escolhas - na vida interior o que conta. A profunda transformação ali é a única coisa que pode definitivamente vencer o mal exterior (...)

É o amor em si - não o comportamento amoroso, ou mesmo o desejo ou intenção de amar - que tem o poder de "sempre proteger, sempre confiar, sempre esperar, suportar qualquer coisa e nunca desistir (1 Co 13:7-8). Simplesmente tentar agir de forma amorosa levará ao desespero e ao fracasso do amor. O que trará a raiva e a desesperança.

Se o povo cristão entrar genuinamente para o Caminho do Coração de Cristo, as pessoas encontrarão um modo seguro de tornar-se o que foram destinadas a ser: completamente boas e religiosas, e purgadas por completo da arrogância, da insensibilidade e da auto-suficiência. As assembleias cristãs voltarão a ser como foram em muitas épocas passadas e que o mundo desesperadamente pede hoje - incomparáveis escolas de vida - vida que é eterna agora em qualidade, bem como eterna em quantidade.

A formação espiritual é algo que os seres humanos podem e devem vivenciar - como indivíduos e em comunhão com outros aprendizes de Jesus. Enquanto ela é simultaneamente uma manifestação profunda da acção graciosa de Deus pela sua Palavra e o seu Espírito, também é algo pelo qual somos responsáveis perante Deus e que podemos procurar alcançar de maneira sensata, sistemática. (os grifos são meus)



Dallas Willard, em "A Renovação do Coração"

Sem comentários:

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...