terça-feira, 2 de outubro de 2007

Confia nos teus amigos


Continuas à procura de provas de amizade, mas ao fazê-lo magoas-te a ti próprio. Quando dás alguma coisa aos teus amigos, não fiques à espera de uma resposta concreta, de um agradecimento.

Quando acreditas realmente ser amado por Deus podes conceder aos teus amigos a liberdade de responderem ao teu amor à sua maneira. Eles têm as suas próprias histórias, as suas próprias personalidades, as suas maneiras particulares de receber amor. Talvez sejam mais lentos, mais hesitantes e mais cautelosos do que tu. Talvez desejem estar contigo de formas reais e autênticas para eles mas invulgares para ti. Confia em que aqueles que te amam desejam demonstrar-te o seu amor de uma forma real, mesmo quando as suas escolhas de tempo, local e forma são diversas das tuas.

Muita da tua capacidade em confiar nos teus amigos depende da tua confiança na tua própria virtude. Quando ofereces uma dádiva espontaneamente não te preocupes com os teus motivos. Não digas a ti mesmo «talvez eu tenha dado este presente à espera de algo em troca. Talvez eu tenha dado este presente para forçar o meu amigo a uma intimidade que ele ou ela não deseja». Confia na tua intuição. Permite aos teus amigos a liberdade de responderem como desejam e de acordo com as suas capacidades. Deixa que a recepção deles seja tão livre como a tua oferta. Assim serás capaz de sentir verdadeira gratidão.

Henri Nouwen, a voz íntima do amor

2 comentários:

Unknown disse...

Lindo texto Paulo, quero que Deus me ensine a ser uma amiga de verdade, sem esperar nada em troca!
Esse blog é bencoa em minha vida, Deus te abencoe =)

casualidade disse...

Deus para min está e estará em toda a parte, na minha casa no meu escritório, e na cruz onde olho para ela e venero, com todo o respeito a cruz e ver ke foi, pela cruz que Deus deu a sua vida aos filhos, para lhe demonstrar, as bases do seu sofrimento, que nos virá salvar, com toda a sua força, que pega nas nossas mãos e diz levanta-te que te ajudarei a dar um, passo enfrente para abraçares a felicidade a tua e a dos teus amigos é realmente esta preposta, que Deus nos dá ao longo que foi sua vida , na terra o Amor dele, nunca será esquecido, por todo o católico ke venera, com respeito a sua postura e a sua amizade ke ele tem por tods nós .É ajoelharmos, sobre o Santissimo Sacramento , e Dizer só isto Pai me perdoa dos meus pecados , pork sou uma pecadora

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...