domingo, 21 de outubro de 2007

As mulheres e a sua bela arte de amar


No livro "O Mestre do Amor", Augusto Cury escreve: «Como pesquisador do funcionamento da mente gostaria de corrigir um erro que existe há séculos nas sociedades modernas e primitivas que diz que as mulheres são mais frágeis do que os homens. As mulheres amam mais, são mais poéticas, mais sensíveis, doam-se mais e vivem mais as dores dos outros do que os homens(...) Pelo facto de terem uma emoção mais rica do que os homens, têm menos protecção emocional e, consequentemente, estão mais sujeitas a doenças emocionais. Elas adoecem mais no território da emoção porque navegam mais longe(...)


Quem foi mais forte, os discípulos ou as mulheres que seguiam Jesus? As mulheres!

As mulheres estavam a alguns metros da cruz de Cristo, observando cada gemido que dava e cada gota de sangue que vertia dos seus punhos e pés. Somente o jovem João estava lá. Pedro, Tiago, Bartolomeu, Felipe e todos os demais discípulos estavam recolhidos nas casas. Sufocados pelo medo, ansiedade e sentimento de culpa.João, quando descreve a crucificação de Cristo, nem cita o seu próprio nome, apenas se denomina como "o discípulo amado" (João 19, 26). Ao discorrer sobre essa passagem, ele e os demais escritores dos evangelhos prestam uma homenagem às mulheres. Como? Citando-as nominalmente: Maria, mãe de Jesus; Maria Madalena; Maria, esposa de Cloé; Salomé.

Porque é que as mulheres foram homenageadas? Porque elas aprenderam mais rápida e intensamente do que os discípulos a bela arte de amar. O amor tornava-as fortes. O amor tornava-as ousadas, mesmo diante do colapso da morte. Contemplar a morte de Jesus não era para qualquer pessoa. A cena era chocante. Só as pessoas fortes poderiam estar aos pés da sua cruz. Só o amor sólido era capaz de vencer o medo. Se não houver um amor sólido, teremos dificuldades para enfrentar determinados obstáculos e para estendermos as mãos a algumas pessoas.

Enquanto Jesus era o mais forte dos homens, os seus discípulos disputavam entre si quem era o maior e quem se sentaria à direita ou à esquerda do seu trono. Mas quando assumiu plenamente a condição humana e deixou de fazer milagres, eles fugiram. É fácil seguir um homem poderoso, mas quem se habilita a seguir um homem frágil e debilitado? As mulheres habilitaram-se. Elas passaram no teste do amor. Os homens foram reprovados. Temos de aprender com as mulheres a arte da sensibilidade(...)
Mas, Jesus não condenou os discípulos por o terem abandonado e nem exigiu nada deles, apenas os compreendeu. Nós somos rápidos para exigir e lentos para compreender. Eles desisitiram do seu Mestre, mas o Mestre não desistiu de nenhum deles.

Que Mestre é este que ensina as mulheres a refinar a arte de amar e que dá todas as oportunidades aos homens para educarem a sua emoção?
As mulheres passaram no teste do amor. Jesus era mais importante do que todo o ouro do mundo, mais importante do que o seu próprio medo. Nas turbulências revelamos quem somos.»

Augusto Cury, O Mestre do Amor

6 comentários:

Maria João disse...

É pena é que na religião nem sempre se veja como Jesus tratava as mulheres...

beijos em Cristo

A Flor disse...

Amigo do meu coração, passo para te desejar uma maravilhosa semana e pedir-te que passes no meu canto e "abraçes" a Flávia, pode ser? :D

Nem consigo imaginar a dor daquela mãe! Que o Senhor lhe dê o consolo e a paz de espírito que tanto necessita...

Deixo aqui ficar o perfume de flores campestres e peço a Deus que seja contigo. :D

Flor no amor de Jesus

casualidade disse...

Sim Sou mulher, capaz de amar e amarei até morrer, uma pessoa que se chama Jesus é por ele que tento tods mas tods os sacrificios, da minha própria vida é olhando a estrada por onde ele passa eu vou atrás ele irá sempre á minha frente, a conduzir-me nos projects da minha vida, do meu grande Amor por ele , sao estes os projectos bem gravados no meu coração, que se encontra ferido, mas capaz de sair com toda a força de tão tragica situação, ke me abraçou em 78 , eu olhei para o céu e disse (Senhor tua vontade está consumada) Deus me disse só isto filha nunca te dezamparo da vida e verás que estarei sempre presente no teu coração controbado vem comigo, ke te aliviarei foram, estas palavras que ouvi quando, na estrada minha familia ficou reduzida ao pé

casualidade disse...

Desculpem erro é pó e nao pé peço cordiamente ke me desculpem , do erro cometido por min.
Deus vos de tdo o merecem

mestrecucadoamor disse...

É uma grande verdade, para amar e seguir Jesus é necessário ser forte, vencer o medo e haver muita compreensão, humildade e amor, tão dificil hoje em dia...mas nós ainda temos a oportunidade de aparar as arestas e sermos realmente fieis aos ensinamentos de Jesus.Mângela.

Paulo disse...

São palavras belas, importantes e verdadeiras, ainda que cada um tenha a sua opinião quanto as mulheres, realmente Jesus sempre as teve em grande estima.
Um abraço.

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...