sexta-feira, 9 de maio de 2008

Viver o Espírito de Jesus

«A humildade é o lado oculto do amor... (1)

Todas as bem-aventuranças são a lei nova do amor ou a pedagogia dele - o seu lado oculto - e supõem uma espiritualidade pascal de morte e ressurreição. Amar é sair de si; para sair de si é preciso esquecer-se de si... (2)

O espírito de Jesus que está na base de todas as bem-aventuranças é o espírito da humildade...As bem-aventuranças são sete, oito ou nove situações (podem ser muitas) - situações humanas concretas que implicam um comportamento moral - em que o espírito de Jesus se vive, em estreita relação com o amor do Pai derramado nos corações. Sem elas, o amor não é verdadeiro. Os pobres, os mansos, os misericordiosos, os que têm fome e sede de justiça são homens modestos que não fazem alarido, que pensam pouco em si e que, por isso mesmo, não têm medo de dar a cara. A humildade é neles energia de aceitação de si que lhes dá capacidade de integração de todas as coisas, define a sua personalidade de homens e os prepara para serem perseguidos por causa da justiça. São homens unificados que não esperam nada de nada e podem olhar o mundo pelo prisma de Deus com olhos de misericórdia, de justiça, de pureza...
Homens que vivem o espírito de Jesus, vão reproduzindo neles a sua imagem». - Luís Rocha e Melo, em "Se tu soubesses o dom de Deus"

(1) Caridade - cfr. 1 Cor 13: 4-7.
(2) «Negar-se a si mesmo» - Mt 16, 24; «perder a vida para ganhá-la» - Mt 16, 25.

3 comentários:

Nelson Viana disse...

"A humildade é o lado oculto do Amor..."

"...e também é a estrela que nos leva ao encontro do Salvador.
A humildade é ainda a rainha de todas as virtudes, pois é através dela que iremos conquistar todas as outras.
Sigamos o exemplo de Maria e um dia poderemos dizer: "A minha alma glorifica o Senhor...porque pôs os olhos na humildade da sua serva...o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas"...Em conclusão, só permanecendo humildes e sendo “puros de coração” é que Cristo e o Pai farão em nós a Sua morada."

in, O meu futuro livro (possível título: "História da Graça de Deus na Minha Vida")

Um abraço em Cristo,

Nelson Viana

Éverton Vidal Azevedo disse...

Poxa aprendi muito com o texto. "A humildade é o lado oculto do amor". Estendeu aminha visao sobre as Bem-aventurancas.

Uma coisa me inquietou. "As bem-aventuranças são sete (...)situações humanas concretas que implicam um comportamento moral"... Seria mesmo moral, penso que talvez 'ético', posto que a moral possui um conceito incerto.

De qualquer forma entendi a mensagem do texto. Muito bom.

Um abraco mano.
Inté!

Flor disse...

Senhor ensina-me a ser humilde....

Obrigado pelo que aprendo, sempre que aqui venho....


Flor

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...