domingo, 29 de julho de 2007

Sobre o Perdão


Perdoar do fundo do coração é muito difícil. Quase impossível. Jesus disse aos discípulos:«(Se o teu irmão) te ofender sete vezes ao dia e sete vezes te vier dizer: "Arrependo-me", perdoar-lhe-ás» (Lucas 17, 4)

Muitas vezes digo: «perdoo-te»; mas o meu coração continua aborrecido ou ressentido. Quero continuar a ouvir a história que me prove que, ao fim e ao cabo, tenho razão; quero continuar a ouvir desculpas e justificações; quero ter a satisfação de receber em troca algum louvor - nem que seja só por ter perdoado!

No entanto, o perdão de Deus é incondicional; brota de um coração que não reclama nada para si, de um coração completamente vazio de egoísmo. É o seu divino perdão que tenho de praticar na minha vida quotidiana. É um chamamento a passar por cima de todos os argumentos que dizem que o perdão é pouco prudente, pouco saudável e nada prático. Desafia-me a passar por cima de todas as minhas necessidades de gratidão e de atenção. Por fim, exige que me sobreponha àquela parte do meu eu que se sente ferida e agravada e que deseja manter o controlo e impor algumas condições a quem me pediu perdão.

Este «passar por cima» é a autêntica lei do perdão. Talvez seja mais «trepar» que «passar». Muitas vezes tenho que trepar acima do muro de argumentos negativos que levantei entre mim e aquele que amo e não me retribui o amor. É um muro de receio de ser utilizado ou ferido outra vez. É um muro de orgulho e de vontade de controlar. Mas cada vez que subo a esse muro, entro na casa onde o Pai habita e abraço aí o meu irmão com um amor autêntico e misericiordioso.

Henri Nouwen, O Regresso do Filho Pródigo


A primeira e geralmente única pessoa a ser curada pelo perdão é a pessoa que perdoa... Quando genuinamente perdoamos, libertamos um prisioneiro e então descobrimos que o prisioneiro que libertamos éramos nós.

A única coisa mais difícil do que o perdão é não perdoar.

Philip Yancey, Maravilhosa Graça

5 comentários:

Maria João disse...

Afinal, todos fazemos asneiras e todos gostamos de ser perdoados...

beijos em Cristo

A Flor disse...

"Os fracos não sabem perdoar"

O perdão é a chave para muita coisa....

Deixo votos de uma noite tranquila nos braços do nosso amado PAI CELESTIAL :D

Flor

Marlene Maravilha disse...

Lindoooooooooo! Gosto demais de textos que falam sobre perdão.
Sem perdão o amor não sobrevive! Eles andam juntos. E quem tem amor perdoa!
Gostaria de falar tanta coisa sobre perdão!!!
Eu aprendi a perdoar sem questionar, e posso garantir que é a coisa mais linda que alguém pode ter, e Deus se agrada de nós!
abraços

sonia farmaceutica disse...

Paulo, a verdade é que o perdão liberta, primeiro que tudo, aquele que perdoa. Infelizmente, ainda ando longe desse perdão incondicional. Muitas foram as vezes em que disse que perdoei mas isso não brotou do coração, foram apenas palavras. Assim não há liberdade!

Anónimo disse...

Como eu anseio por este abraço!...
Filó

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...