sexta-feira, 27 de março de 2009

VIVER A VERDADE

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." (João 8, 32)


"Quem permanece na palavra de Jesus reconhece a verdade e está na verdade. Está em contacto com a realidade. (...)

A verdade dá ao ser humano clareza a respeito de si próprio. O homem se reconhece na verdade, a sua existência se ilumina. E isso quer dizer liberdade para ele. Não se trata da liberdade política ou da liberdade do espírito. Com essa frase, João quer dizer: quem conhece Jesus, vendo por meio dele o Deus verdadeiro, está livre do apego às aparências do mundo.(...)


Para João, Jesus é aquele que abre os olhos das pessoas para a verdadeira realidade, para a realidade de Deus. Ele liberta o homem do apego à realidade externa. Ele o coloca em contacto com o verdadeiro eu. E o verdadeiro eu é livre.

Não é só a verdade que nos liberta, mas, em útima análise, também a fé.
Quem crê está verdadeiramente livre. Ele não depende da opinião dos homens. Ele enxerga mais além. Ele vê o essencial. Ele é simples. É totalmente ser.

E aquele que é puro exisitir já não precisa orientar-se pelo que os outros pensam dele. Não precisa agarrar-se aos bens, à fama, à aparência. Ele descansa no ser.
Ele está no momento presente, na verdade e na liberdade. Ninguém o determina. Ele está simplesmente aí. Puro ser é simultaneamanente verdade e liberdade."

(Anselm Grün, em "Jesus - Porta para a Vida")

2 comentários:

Anónimo disse...

Lindo !
" Jesus - Porta para a Vida " !!!
Ideal certo a buscar à seguir.!!!
a Paz !

Anónimo disse...

Nossa super confirmação ler aqui hoje sobre a Liberdade que Jesus nos dá. Ontem no grupo de oração que frequento, partilhavamos exatamente isto, de que somente Jesus nos torna verdadeiramente livres e em todos os sentidos.

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...