terça-feira, 30 de dezembro de 2008

NA PROFUNDEZA DO NOSSO DESEJO

«Nunca tu me procurarias, se me não tivesses já encontrado» (Blaise Pascal)
«Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré?

Disse-lhe Felipe: Vem e vê.

Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!

Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces?

Respondeu-lhe Jesus: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.» (João 1: 45-48)

"É de notar que Jesus se revelou a Natanael como alguém quue não lhe é estranho nem desconhecido, mas como quem já o conhecia duma forma pessoal e íntima. E, sobretudo, que o aprecia e o estima.

«Nunca tu me procurarias se me não tivesses já encontrado» - é uma frase que Pascal põe na boca de Cristo. Mas talvez fosse mais apropriado dizer: «Nunca tu me procurarias, se eu não te tivesse já encontrado», se eu te não tivesse descoberto no mais íntimo de ti mesmo.

Deus é sempre o primeiro a amar. Qualquer movimento de aproximação do homem a Deus é sempre precedido do movimento de Deus em direcção ao homem. Deus já se encontra presente no mais íntimo do desejo humano.

Este encontro de Jesus com Natanael está carregado de sentido. Jesus manifesta-se como alguém com quem já estamos relacionados no mais recôndito de nós mesmos, ainda antes de O conhecermos. Na profundeza do nosso desejo

(Eloi Leclerc, em "Vida em Plenitude")

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Paulo!
Vou visitando o seu blog... concordo consigo... nunca O procuraríamos, se Ele não estivesse a agir e a trabalhar no mundo e em nós... Continuemos então a nossa busca do "Mais" para que conhecendo-O o possamos cada vez mais "amar e servir" como diz Inácio de Loyola. Desejo-lhe a si e toda a família um bom ano novo, cheio de paz e bem.

Graça ivo disse...

Deus nos criou para o Amor. Sem a experiencia desse Amor,nos sentimos incompletos. Só nos realizamos quando, a despeito de todo sucesso material que possamos ter,O buscamos. Só o Amor de Deus nos acalma e sossega nossa alma.
Quando O encontramos ,nossa pequena alma se torna plena!
Um Feliz Ano NOvo para todos!
Graça

Graça ivo disse...

O vazio que nossa alma sente já é a Presença de Deus em nós.Presença e Lugar,pois só Ele pode matar essa fome em nós.
Por isso partimos em busca Dele.Para que esse vazio seja preenchido por Ele.
O vazio que sentimos é o Lugar Dele!Precisamos então entrar em contato com Ele e pedir que ocupe Seu lugar em nossa Alma.
A Paz para todos nós!
graça

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...