sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

DÁ-NOS O TEU OLHAR


Nunca homem algum respeitou os outros homens como este homem. Para Ele, o outro é sempre mais e melhor do que aparenta ser. Vê sempre, naquele a quem encontra, uma esperança, uma promessa viva, uma possibilidade maior, apesar dos seus limites, dos seus pecados e até dos seus crimes. Enfim, alguém chamado a um novo porvir.

Jesus não disse: «Esta mulher é frívola, néscia, com a cabeça cheia de pássaros, está marcada pelo atavismo moral e religioso do seu ambiente», Ele disse: «É uma mulher!» Ele pediu-lhe um copo de água e iniciou com ela uma conversão (Jo 4, 1-42).

Jesus não disse: «Aqui tendes uma pecadora pública, uma protistuta enlameada para sempre no vício.» Ele disse: «Tem mais oportunidades de entrar no Reino de Deus do que aqueles que confiam na sua riqueza e se atêm à sua riqueza e saber» (Lc 7, 36-49)

Jesus não disse: «É uma adúltera.» Ele disse: «Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não voltes a pecar» (Jo 8, 9-10)

Jesus não disse: «Esta que quer tocar a minha túnica é uma histérica». Ele escutou-a, falou-lhe e curou-a. (Lc 8, 43-48)

Jesus não disse: «Esta velha que deita uns tostões no tesouro do templo é uma supersticiosa.» Ele disse que aquela velhinha era formidável e que o seu desinteresse merecia ser imitado (Mc 12, 41-44)

Jesus não disse: «Estas crianças não fazem senão parvoíces.» Ele disse: «Deixai que se aproximem de Mim e procurai parecer-vos com elas» (Mt 19, 13-15).

Jesus não disse: «Este homem é um funcionário corrupto, que enriquece adulando os ricos e oprimindo os pobres.» Ele convidou-se para a sua mesa e deixou claro que com Ele tinha entrado naquela casa a salvação.» (Lc 19, 1-10).

Jesus não disse: «Este centurião pertence às forças da ocupação.» Ele disse: «Nunca vi tanta fé em Israel» (Lc 7, 1-10).

Jesus não disse: «Este sábio não tem os pés na terra». Ele abriu-lhe o caminho para que voltasse a nascer do Espírito. (Jo 3, 1-21).

Jesus não disse: «Este indivíduo viveu sempre fora da lei.» Ele disse-lhe: «Hoje estarás comigo no paraíso.» (Lc 23, 39-43).

Jesus não disse: «Judas, traíste-me.» Ele viu-o e disse-lhe: «Amigo, vendes-me com um beijo?» (Mt 26, 50)

Jesus não disse: «Este impostor negou-me.» Ele disse-lhe: «Pedro, amas-me?» (Jo 21, 15-17)

Jesus não disse; «Os sumo-sacerdotes são uns juízes injustos; este rei é um títere, o procurador romano é um cobarde, esta multidão que vocifera contra mim é um populacho, estes soldados que me maltratam são uma podridão.» Ele disse: «Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.» (Lc 23, 34)

Dom Albert Decoutray (bispo de Dijon, França)

8 comentários:

Kenosis disse...

Sim, Ele respeitou porque amou, porque nos ama de forma infinita e insondável...Quem ama respeita e quem sabe respeitar é porque conhece e vive no amor de Deus. Belo e edificante texto! Desejo um santo Advento pleno do Amor de Deus!Jesus e Maria lhe abençoem sempre!

Kenosis disse...

Olá irmão, tem prêmio e selos pra vc no Amor Dei!!! Abraço in Domino et Maria semper!

Graça ivo disse...

Jesus aproveita nossa menor iniciativa de aproximação para nos dar TUDO, ou seja , Ele próprio e com Ele, todo Seu lindo Amor!
Foi o que aconteceu em cada uma das passagens citadas.
Maravilhoso!
Desejo a todos nós belas iniciativas sempre!
Graça

sofia disse...

Por vezes (quando aproveito um pouco, do pouco tempo que tenho) e por cá passar, mas sempre de forma silenciosa. Hoje decidi "quebrar o silêncio" para te convidar a passares por o meu blog http://viacristo.blogspot.com/, que deixei-te lá algo para ti.
Um abraço
Sofia

Maria disse...

Que belo texto que partilhou connosco.

Peço licença para reproduzir na Comunidade de Nazaré

joaquim disse...

Amigo Paulo

Um texto tão simples e tão profundo!

É bom meditarmos nestas verdades e percebermos se realmente imitamos Cristo, ou não.

Abraço amigo em Cristo

Lucas Ferreira de Paula disse...

Oi Paulo, muito agradecido pelo seu comentário em meu blog, apareça sempre lá...abraços

Sara - Macaé disse...

Querido Paulo, que texto simples e impactante! É verdadeiramente transformador!!!

Que Deus continue encorajando-te!
Tu és uma bênção!!!

Paz e bem!

A beleza que salva o mundo

"...Porque o amor, mesmo que em silêncio, está sempre germinando as primaveras.  Amar é a beleza que salva o mundo."  [Lu...