sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

DÁ-NOS O TEU OLHAR


Nunca homem algum respeitou os outros homens como este homem. Para Ele, o outro é sempre mais e melhor do que aparenta ser. Vê sempre, naquele a quem encontra, uma esperança, uma promessa viva, uma possibilidade maior, apesar dos seus limites, dos seus pecados e até dos seus crimes. Enfim, alguém chamado a um novo porvir.

Jesus não disse: «Esta mulher é frívola, néscia, com a cabeça cheia de pássaros, está marcada pelo atavismo moral e religioso do seu ambiente», Ele disse: «É uma mulher!» Ele pediu-lhe um copo de água e iniciou com ela uma conversão (Jo 4, 1-42).

Jesus não disse: «Aqui tendes uma pecadora pública, uma protistuta enlameada para sempre no vício.» Ele disse: «Tem mais oportunidades de entrar no Reino de Deus do que aqueles que confiam na sua riqueza e se atêm à sua riqueza e saber» (Lc 7, 36-49)

Jesus não disse: «É uma adúltera.» Ele disse: «Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não voltes a pecar» (Jo 8, 9-10)

Jesus não disse: «Esta que quer tocar a minha túnica é uma histérica». Ele escutou-a, falou-lhe e curou-a. (Lc 8, 43-48)

Jesus não disse: «Esta velha que deita uns tostões no tesouro do templo é uma supersticiosa.» Ele disse que aquela velhinha era formidável e que o seu desinteresse merecia ser imitado (Mc 12, 41-44)

Jesus não disse: «Estas crianças não fazem senão parvoíces.» Ele disse: «Deixai que se aproximem de Mim e procurai parecer-vos com elas» (Mt 19, 13-15).

Jesus não disse: «Este homem é um funcionário corrupto, que enriquece adulando os ricos e oprimindo os pobres.» Ele convidou-se para a sua mesa e deixou claro que com Ele tinha entrado naquela casa a salvação.» (Lc 19, 1-10).

Jesus não disse: «Este centurião pertence às forças da ocupação.» Ele disse: «Nunca vi tanta fé em Israel» (Lc 7, 1-10).

Jesus não disse: «Este sábio não tem os pés na terra». Ele abriu-lhe o caminho para que voltasse a nascer do Espírito. (Jo 3, 1-21).

Jesus não disse: «Este indivíduo viveu sempre fora da lei.» Ele disse-lhe: «Hoje estarás comigo no paraíso.» (Lc 23, 39-43).

Jesus não disse: «Judas, traíste-me.» Ele viu-o e disse-lhe: «Amigo, vendes-me com um beijo?» (Mt 26, 50)

Jesus não disse: «Este impostor negou-me.» Ele disse-lhe: «Pedro, amas-me?» (Jo 21, 15-17)

Jesus não disse; «Os sumo-sacerdotes são uns juízes injustos; este rei é um títere, o procurador romano é um cobarde, esta multidão que vocifera contra mim é um populacho, estes soldados que me maltratam são uma podridão.» Ele disse: «Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.» (Lc 23, 34)

Dom Albert Decoutray (bispo de Dijon, França)

8 comentários:

Madeleine K disse...

Sim, Ele respeitou porque amou, porque nos ama de forma infinita e insondável...Quem ama respeita e quem sabe respeitar é porque conhece e vive no amor de Deus. Belo e edificante texto! Desejo um santo Advento pleno do Amor de Deus!Jesus e Maria lhe abençoem sempre!

Madeleine K disse...

Olá irmão, tem prêmio e selos pra vc no Amor Dei!!! Abraço in Domino et Maria semper!

Graça ivo disse...

Jesus aproveita nossa menor iniciativa de aproximação para nos dar TUDO, ou seja , Ele próprio e com Ele, todo Seu lindo Amor!
Foi o que aconteceu em cada uma das passagens citadas.
Maravilhoso!
Desejo a todos nós belas iniciativas sempre!
Graça

sofia disse...

Por vezes (quando aproveito um pouco, do pouco tempo que tenho) e por cá passar, mas sempre de forma silenciosa. Hoje decidi "quebrar o silêncio" para te convidar a passares por o meu blog http://viacristo.blogspot.com/, que deixei-te lá algo para ti.
Um abraço
Sofia

Anónimo disse...

Que belo texto que partilhou connosco.

Peço licença para reproduzir na Comunidade de Nazaré

joaquim disse...

Amigo Paulo

Um texto tão simples e tão profundo!

É bom meditarmos nestas verdades e percebermos se realmente imitamos Cristo, ou não.

Abraço amigo em Cristo

Anónimo disse...

Oi Paulo, muito agradecido pelo seu comentário em meu blog, apareça sempre lá...abraços

Anónimo disse...

Querido Paulo, que texto simples e impactante! É verdadeiramente transformador!!!

Que Deus continue encorajando-te!
Tu és uma bênção!!!

Paz e bem!

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...