«Ler o Evangelho é escutar Cristo, é tocar em Cristo. É entrar em contacto com Cristo pela fé.
Já no Seu tempo, Ele não provocava senão efeitos comuns naqueles que apenas O consideravam um homem comum.
Um dia, a meio duma multidão, o aperto era tal que Ele estava continuamente a receber encontrões. Certa mulher, porém, acercou-se d´Ele com fé: «Se eu tocar a fímbria do Seu manto, serei curada». Tocou e foi curada. Então Jesus parou e disse: «Quem me tocou?»
Os Apóstolos, simplistas como sempre, responderam: «Mestre, a multidão aperta-Vos de todos os lados e perguntais quem Vos tocou!»
Mas Jesus, sem os atender, insiste: «Alguém me tocou porque senti que uma força tinha saído de mim».
A turba percebe então que se passara algo de grave. Calam-se, recuam, cada um protesta: Não fui eu, eu não fiz nada, não Lhe toquei... E a pobre mulher a tremer, fica só e confessa: «Fui eu que Lhe toquei».
Todos Lhe tocam, todos O empurram. Ninguém é curado nem transformado. Só aquela mulher O toca cheia de fé. Sente um imenso bem-estar em todo o corpo. Está curada.
Também nós todos lemos o Evangelho. Mas se o lermos como um livro vulgar, ele não causará em nós mais do que um efeito vulgar. Importa ler o Evangelho como teríeis tocado em Cristo. com o mesmo respeito, a mesma fé, a mesma esperança.» (Louis Evely, em "Tu és esse homem")
3 comentários:
Olá Paulo,
Concordo com a descrição da interacção entre a mulher e Jesus, duas pessoas humanas, consegui sentir novamente aquele acontecimento.
Agora, não concordo com a parte final do texto, em que diz "Importa ler o Evangelho como teríeis tocado em Cristo. com o mesmo respeito, a mesma fé, a mesma esperança.", em que não pode haver a mesma interacção entre mim um livro, como se fossem duas pessoas. Deverias ter convidado as pessoas a promoverem o mesmo tipo de encontro que aconteceu entre a mulher e Jesus, isso sim é que é proveitoso.
Amen,
Luís Carlos
Toquemos Cristo todos os dias...
Leiamos o Evangelho e rezemo-lo, ou seja, pensemos no que Deus nos está a dizer através das passagens... Afinal, estamos a falar da Palavra de Deus...
beijos em Cristo e Maria
beijos em Cristo e Maria
Pensar em Jesus com devoção já é tocá-lo. Ler suas palavras com a Firmeza de Sua presença, já é estar diante Dele e receber Sua Graça.
Ele de fato ressuscitou e está mais perto do que o nosso pensamento. Graças a Deus!
Beijo a todos com carinho,
Graça
Enviar um comentário