quarta-feira, 5 de novembro de 2008

UM AMIGO FIEL



«Acontece-nos com Jesus o mesmo que com os nossos velhos amigos, que muito estimamos mas insensivelmente perdemos de vista. Sem nada termos contra eles, sem preconceitos, deixamo-nos separar deles pelas circunstâncias. Nunca mais lhes escrevemos, não voltamos a ler as suas cartas nem folheamos albuns de recordações. Perdemos ocasiões de tornar a vê-los. Deixamo-nos assoberbar por outras ocupações, embora muito menos agradáveis e atraentes. Poderemos ainda gostar de alguém como daquele amigo? E todavia nunca pensamos nele. E agora, se porventura voltamos a pensar nele, sentimos isto de espantoso: perdemos até o desejo de tornar a vê-lo.

Precisaríamos de mudar muito, de fazer muitos esforços, de dar muitos passos, a que já não andamos habituados, para reatar com ele e recomeçar a estimá-lo.

É isto que compromete as nossas relações com Deus, o que esteriliza a nossa vida espiritual: não estarmos atentos a Ele, não desejarmos tornar a encontrá-l`O, não desejarmos vê-l`O. Ninguém vê Deus, ninguém encontra Jesus sem um desejo contínuo de O ver. (...)

Eis o que nos falta para conhecermos Deus: um imenso apetite de O ver.

O que nos falta para reconhecermos Deus é não termos guardado piedosamente no fundo do coração a lembrança de tudo o que Ele nos revelou já de Si mesmo. A fé, o amor e a esperança consistem em recordar nas trevas aquilo que vimos e sentimos e compreendemos nas horas de luz.

Deus não se inventa. É Ele que Se revela.

Não somos nós que nos damos a Deus, é Deus que se nos dá. Tudo o que Ele nos pede é que nós O recebamos. Tal como Ele é: pobre, amigo, sofrendo com as nossas indiferenças, angustiado, atento a tudo o que nos diz respeito. Procuramo-l`O e Ele diz-nos que sempre estivera ali. Pensamos conquistá-l`O... e há tanto tempo que Ele se nos deu!» (Louis Evely, em "Tu és esse homem")

6 comentários:

Maria João disse...

Esquecemo-nos tanto desta fidelidade...

Perdoa-nos, Pai!


beijos em Cristo e Maria

Roger disse...

Impressionante.

Como a fidelidade é fundamental.

ótima reflexão!!

MamaNunes disse...

Benvindo seja o meu Amado! Mestre, Amigo, Companheiro e Senhor!!!
"Eis que estou convosco todos os dias..." lembra? Pois é...tenho o privilégio de viver na floresta e ao lado do mar imenso, onde toda a maravilha da criação não me deixa esquecer quem Ele é e quem eu sou: totalmente dependente Dele!!!
Que seja ssim e para sempre amém!
Seu post foi minha oração essa manhã

Ecclesiae Dei disse...

Realmente... como somos volúveis e deixamos nosso Melhor Amigo de lado tantas vezes...

barbara disse...

aaai irmãao, eu quero esse livro, tem ele na internet em e-book?
sei lá??
rsrsrsrs

Deus é lindoooooo!!!

VIVIAN .... JESUS EU TE AMO disse...

"ESTAREI CONTIGO TODOS OS DIAS" É UMA VERDADE DITA E FALADA POR CRISTO, MAS ONDE TEMOS COLOCADO ISTO EM NOSSAS VIDAS... ONDE TEM ESTADO O NOSSO AMIGO MAIS INTIMO... OH SENHOR, PERDOE-NOS POR PROCURAR EM LUGARES ERRADOS OS VERDADEIROS AMIGOS, POIS SABEMOS QUE TU NOSSO DEUS TEM SIDO O NOSSO AMIGO ..." SE PASSARES PELAS ÁGUAS ELAS NÃO TE SUBMERGIRÃO, SE PASSARES PELO FOGO ELE NÃO TOCARAS EM TI... POR QUE EU SOU O SENHOR, E FORA DE MIM NÃO HA SALVADOR". MEU SENHOR QUE VÓS SEJAS NOSSO AMIGO EM TEMPO DE ANGUSTIAS, EM TEMPO DE CHORO, EM TEMPO DE SECA, EM TEMPO DE SOLIDÃO, POIS EM TI CONFIAMOS E TÚ O NOSSO REI DISSESTE..."NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO,... VIREI OUTRA VEZ E VOS LEVAREI PARA MIM..." (JOÃO 14 VV. 1,3), PORÉM NÃO NOS DEIXASTE SOZINHO NOS DESTE O NOSSO AMIGO FIEL, CONSOLADOR E ETERNO COMPANHEIRO ATÉ A SUA VINDA -O ESPIRITO SANTO, ESTE QUE TEM NOS ENSINADO TUDO E TAMBÉM NOS PREPARANDO PARA O GRANDE ENCONTRO CONTIGO NAS NUVENS... ALELUIA... QUEREMOS TE AGRADECER POR TUDO TE AMAMOS ....

VIVIAN

SENHOR CONTINUE ABENÇOANDO TEU FILHO.... FIQUE NA PAZ...

Nada é grave...

"Nada é grave, a não ser perder o amor." [Irmão Roger de Taizé]