domingo, 23 de setembro de 2007

Continua a preferir Deus

Enfrentas escolhas permanentes. O problema está em saber se preferes Deus ou o teu eu duvidoso. Sabes qual é a escolha certa, mas as tuas emoções, paixões e sentimentos continuam a sugerir-te escolher o caminho da auto-exclusão.

A escolha radical está em confiar sempre em que Deus está contigo e te dará o que mais precisas. As tuas emoções de auto-exclusão talvez digam assim «Isto não vai dar em nada. Continuo a sentir-me tão angustiado como há seis meses. O mais provável é continuar a agir e a reagir do mesmo modo depressivo. De facto não mudei nada». Etc, etc. É difícil não dar ouvidos a estas vozes. Contudo, sabes que esta não é a voz de Deus. Deus diz-te: «Eu amo-te, estou contigo, quero que te aproximes de mim e experimentes a alegria e a paz da minha presença. Quero dar-te um coração e um espírito novos. Quero que fales com a minha boca, vejas com os meus olhos, oiças com os meus ouvidos, toques com as minhas mãos. Tudo o que é meu é teu. Limita-te a confiar em mim e deixa-me ser o teu Deus.»

Esta é a voz que deves escutar. E essa escuta exige uma escolha real, não apenas de vez em quando, mas a cada momento de cada dia e de cada noite. És tu quem decide o que pensar, dizer e fazer. Podes optar pela depressão, podes convencer-te a ser pobre em segurança e agir de modo a censuraras-te permanentemente. Mas tens sempre a oportunidade de escolher pensar, falar e agir em nome de Deus e assim caminhares para a Luz, a Verdade e a Vida.

À medida que vais concluindo este período de renovação espiritual confrontas-te uma vez mais com a escolha. Podes optar por recordar este tempo como uma tentativa falhada de renascimento total ou podes igualmente escolher recordar-te dele como do tempo precioso em que Deus iniciou em ti coisas novas que precisam de ser levadas à plenitude. O teu futuro depende de como decidires recordar o teu passado. Escolhe dentro da verdade que conheces. Não permitas que as tuas emoções ainda ansiosas te distraiam. Enquanto continuares a preferir Deus as tuas emoções deixarão gradualmente a sua rebeldia e converter-se-ão à Verdade que habita em ti.

Enfrentas uma verdadeira batalha espiritual. Mas não tenhas medo. Não estás só. Os que te guiaram durante este período não te vão abandonar. As suas orações e apoio estarão contigo onde quer que vás. Mantém-nos junto do teu coração para que eles te possam conduzir enquanto fazes as tuas escolhas.

Lembra-te, estás em segurança. És amado. Estás protegido. Estás em comunhão com Deus e com os que Deus te enviou. O que é de Deus permanecerá. Pertence à vida eterna. Escolhe-a e ela será tua.


Henri Nouwen, A voz íntima do amor

8 comentários:

Anónimo disse...

Acabei de lançar meu novo livro e gostaria de te dar um de presente, como faço pra te enviar?
Um abraço!!!!

nocas verde disse...

A dúvida nunca foi, para mim, claro está, perigosa.
Não acredito no Jesus dogmático, intolerante.
A dúvida sempre fez parte das minhas conversas com Jesus e O Nosso Amado Pai.
Porque depois da dúvida vem a Certeza inabalável, a confiança indestrutível.
Não a dúvida por sistema, mas aceitar racionalmente (palavra tão detestada por alguns crentes) as Verdades que vamos vivendo, as experiências, os sentimentos.
Jesus responde!
God bless
Deste lado da vida!

A Flor disse...

«Eu amo-te, estou contigo, quero que te aproximes de mim e experimentes a alegria e a paz da minha presença. Quero dar-te um coração e um espírito novos. Quero que fales com a minha boca, vejas com os meus olhos, oiças com os meus ouvidos, toques com as minhas mãos. Tudo o que é meu é teu. Limita-te a confiar em mim e deixa-me ser o teu Deus.» Esta é a voz que deves escutar."

ESTA É A VOZ QUE EU QUERO ESCUTAR SEMPRE, AO LONGO DA MINHA VIDA AQUI NA TERRA! :D

Amigo, como sempre um texto muito interessante, cheio de conteúdo espiritual, parabéns! :D

Tenho andado ausente da blogoesfera, pois de momento, estou sem net em casa. Já tinha saudades de passar por aqui... gosto... sinto-me bem "ouvir-te"! :D

Tive que mudar a "decoração" do meu cantinho.. está mais simples, mais leve.... mas gostava de continuar a receber a tua visita de vez enquando!... :D

Desejo-te uma semana cheia de bençãos e alegrias. Beijinho carinhoso da irmã e amiga Flor :D

Maria João disse...

«Eu amo-te, estou contigo, quero que te aproximes de mim e experimentes a alegria e a paz da minha presença. Quero dar-te um coração e um espírito novos. Quero que fales com a minha boca, vejas com os meus olhos, oiças com os meus ouvidos, toques com as minhas mãos. Tudo o que é meu é teu. Limita-te a confiar em mim e deixa-me ser o teu Deus.» Esta é a voz que deves escutar."

Para quê escolher outro caminho? Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Já o provou tantas vezes. No Calvário e no rosto de tantos que o seguiram.

beijos em Cristo

Unknown disse...

Que lindo texto...falou ao meu coracao!!!
Amo esse blog é muito precioso
Deus abencoe a tua semana =)

Diogo França disse...

BREVES MOMENTOS DE PAZ, CALMA, E CERTEZAS!
PARABÉNS PELO BLOG!
TO SAINDO EDIFICADO!
ABRAÇO GUERREIRO!
PAZ!

Anónimo disse...

Verdade memso.
Desistir nunca!

Não neguemos a Jesus!

sonia farmaceutica disse...

Nem imaginas como precisava de "ouvir" isto. Como acontece sempre que entro nos teus blogs, encontro sempre um texto cativante e profundo. Obrigada por existires, aqui na blogosfera!

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...