sexta-feira, 1 de junho de 2007

O Regresso do Filho Pródigo IV


Um Convite à alegria

...o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se. - Lucas 15, 22-24

A celebração faz parte do reino de Deus. Deus não só oferece perdão, reconciliação e cura, mas quer dar todas essas iguarias aos que estiverem presentes, como prova da sua alegria. Nas três parábolas em que Jesus explica porque se senta à mesa com os pecadores, Deus alegra-Se e convida outros a que se alegrem com Ele. «Alegrai-vos comigo», diz o pastor, «encontrei a ovelha que se tinha perdido». «Alegrai-vos comigo», diz a mulher, «encontrei a dracma que tinha perdido». «Alegrai-vos», diz o pai, «este meu filho estava perdido e foi encontrado».

Deus alegra-Se. Não por terem sido resolvidos os problemas do mundo, não por se terem acabado a tristeza e o sofrimento humanos, não porque milhares de pessoas se tenham convertido e estejam agora a dar-Lhe graças pela sua bondade. Não. Deus alegra-Se porque um dos seus filhos se tinha perdido e foi encontrado.O pai do filho pródigo entrega-se totalmente à alegria que lhe dá o facto de o filho ter voltado. Tenho de aprender a ser assim. Tenho de aprender a «captar» toda a alegria que houver para «captar» e fazê-la ver aos outros(...) Isto exige disciplina. Exige optar pela luz, mesmo que haja muita escuridão que me faça medo, optar pela vida mesmo que as forças da morte estejam tão à mostra, e optar pela verdade mesmo que esteja rodeado de mentiras. Tenho tanta tendência para me impressionar com a tristeza inata da condição humana, que já não conto com a alegria que se manifesta em moldes muito pequenos, mas autênticos(...)A alegria não nega a tristeza, mas transforma-a numa terra fértil para cultivar mais alegria.

Tal como o filho de Deus que regressou e que vive agora na casa do Pai, também eu posso fazer minha a alegria de Deus. Quando creio de verdade que já cheguei e que o meu pai me vestiu uma túnica, me pôs um anel e umas sandálias, então tiro a máscara de tristeza do meu coração e faço desaparecer a mentira que me fala do meu próprio eu; então descubro a verdade, com a liberdade interior de filho de Deus.


Henri Nouwen - O regresso do filho pródigo

2 comentários:

A Flor disse...

... Nós o amamos a ELE porque ELE nos amou primeiro. (IJoão 4:19)


Oração

Amado Deus, como podemos verdadeiramente agradecer por dares aquele primeiro, corajoso e amoroso passo de reconciliação para connosco? Fortalece-nos para viver e responder com gratidão. em nome de Jesus. Amém.

Resto de um GOOD fim-de-semana para ti, meu querido irmão e amigo em Cristo. :D

Flor deixa um abracinho embrulhado num beijinho :))

Anónimo disse...

Olá amado!
linda mensagem,aqui há muito alimento para nossa alma, que Deus lhe abençoe hoje e sempre!
um fim de semana de muita paz,saúde e alegria!
um grand abraço!!!

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...