terça-feira, 19 de junho de 2007

O Amor...



A minha amiga Flôr, do blog http://flor-odesabrochar.blogspot.com/ escolheu-me para dissertar sobre esse nobre e transcendental sentimento que é o AMOR. Fico muito feliz e honrado por ter sido escolhido pela autora de um dos blogs mais amorosos que conheço.

O que é que eu posso dizer sobre o amor que já não tenha sido dito. O que significa amar? Como e a quem devemos amar? Qual a fonte do amor?

Existem certamente muitas respostas para estas questões. Contudo, eu escolhi as palavras de alguém que conviveu intimamente com um Homem extraordinário, que é a personificação do amor, e que fez da sua vida enquanto homem uma sinfonia de amor transcendental, sublime, incondicional. O Apóstolo João foi discípulo de Jesus e teve oportunidade de O conhecer intimamente. Certamente que as palavras que ele escreveu sobre o amor foram inspiradas por essa experiência de comunhão profunda e amizade verdadeira, bem como pelo Espírito de Deus.
« Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigénito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado.E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.» - I João 4; 7-12, 16, 18
O que é a vida sem o amor? Que valor têm as mais nobres acções, dons, talentos ou virtudes se não forem permeadas pelo amor?
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa, ou como um sino que tine. E ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé, até ao ponto de transportar montanhas, se não tivesse amor, não seria nada. E, ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse amor, nada me aproveitaria." - I Coríntios 13, 1-3
Qual a forma de amor mais sublime, majestosa, transcendental, incondicional?
"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." - João 13, 15
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - Joaõ 3,16
"Amai aos vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem..." - Mateus 5, 44
Pessoalmente, durante toda a minha existência procurei incessantemente esta fonte de amor sublime, que excede todo o nosso entendimento. A vida só faz sentido e só pode ser vivida na sua plenitude se cultivarmos e aperfeiçoarmos este amor que emana de Deus.
Convido-vos a visitar o meu blog - Abrigo dos Sábios para lerem algo mais sobre o amor: http://abrigodossabios-paulo.blogspot.com/2007/04/sabes-que-te-amo.html ( um texto inspirado no amor que me une à minha querida esposa). http://abrigodossabios-paulo.blogspot.com/2007/06/feliz-aniversrio-minha-princesa.html ( um presente de aniversário para a minha esposa). http://abrigodossabios-paulo.blogspot.com/2007/03/o-amor-divino.html ( texto de Augusto Cury sobre o amor, inspirado na vida e personalidade de Jesus Cristo). http://abrigodossabios-paulo.blogspot.com/2007/03/o-amor-incondicional.html ( um poema sobre o amor incondicional).
Bem, agora tenho de escolher 10 pessoas para divagarem sobre o amor. Os eleitos são:
António Francisco - http://achologia.wordpress.com/

5 comentários:

elsa nyny disse...

Como disse St. Agostinho..."Ama e faz o que quiseres..."
Quem ama só pratica o bem!!!
Beijitos!!!


Ps - Só hoje reparei que somos quase vizinhos...ahahah!

sonia farmaceutica disse...

Tu és perito em pregar partidas, lol! Vou tentar responder a mais este desafio da melhor maneira possível!

Laurie Marie disse...

Amei ter recebido sua visita em meu blog. Isso me animou para que eu continue. Gostei muito do seu blog.

Que poderei dizer-te mais sobre o amor?

No amor o que vale è amar.(...)

Marlene Maravilha disse...

Amém! não há necessidade de acrescentar mais nada!
Abraços

Catequista disse...

Passei por aqui e descobri que tinha este desafio, que responderei de bom grado.
Um abraço

Nada é grave...

"Nada é grave, a não ser perder o amor." [Irmão Roger de Taizé]