domingo, 10 de maio de 2009

CORAÇÃO GRANDE

São Bento adopta a imagem do coração grande dos Padres da Igreja. Ambrósio pensa que apenas o coração grande oferece espaço a Deus para lá morar. E Cassiano está convencido de que apenas um coração grande pode alcançar a serenidade e encontrar a paz interior.
A pessoa com um coração pequeno torna-se cobarde e impaciente. Quando a cascata de agressões e depressões correm para o coração pequeno, ele é inundado por elas. Quando o coração se tornou grande através do amor, as marés de emoções rapidamente fenecem nele.

Só um coração grande pode experimentar a abundância da vida. Um coração pequeno é demasiado estreito para a riqueza da vida. Fechar-se-á com medo das normas de conduta, em vez de se entregar à vida.

Santo Agostinho fala do amor e da alegria que torna o coração grande. São Bento encontrou a expressão do coração grande certamente no Salmo 119, 32. São Bento gosta deste salmo.
Quem reflecte sobre os mandamentos de Deus, quem medita no amor de Deus, verá que o seu coração se torna grande. Quem realmente experimentou Deus, recebe um coração grande. O coração grande é sinal de verdadeira espiritualidade.

Anselm Grün, em "Bento de Núrsia - Mestre da Espiritualidade"

1 comentário:

Viviana disse...

Olá Paulo, meu bom amigo

Peço desculpa por há tanto tempo não vir aqui.

Eu sei que isso só me prejudicou...

Porque quando aqui se vem, a gente encontra sempre palavras belas e ricas de significado que "tornam o nosso coração maior"

Entendo tão bem este texto!

Nele perpassa o ensino maravilhoso de Cristo.

Olhando-o como a meta a atingir,

como nosso objectivo de vida,

maior,

como a Luz do nosso caminho,

e querendo sempre, mais e mais, cumprir a sua vontade,

Nõs teremos sim, um coração grande e transbordante de amor.

Prossigamos com fé e confiança

O meu caloroso abraço

viviana

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...