domingo, 19 de abril de 2009

ORAÇÃO E ACÇÃO (Anselm Grün)


"A oração deve ser um momento e um meio de libertar forças, ligadas ao centro de nós mesmos, para as pôr ao serviço dos irmãos." (Ignacio Larrañaga, em "Mostra-me o Teu Rosto")

«A oração deixa-nos sensíveis para aquilo que devemos fazer. Sem oração, a nossa acção torna-se frequentemente cega e pode resultar num activismo sem significado. A oração indica-nos onde nos devemos comprometer e de que forma é que a nossa acção faz sentido.(...)

O próprio Jesus nos mostrou, na conhecida história de Marta e Maria, que precisamos de ambos os pólos, da acção e da contemplação (Lc 10: 38-42).
Tal como Marta, devemos deitar mãos à obra onde for necessário. Devemos ser hospitaleiros para com os nossos convidados e cuidar deles. Mas também é preciso que exista em nós a Maria, que arranja tempo para se sentar simplesmente aos pés de Jesus e para ouvir o que Ele tem para lhe dizer.

Se não tirarmos mais tempo para a oração, para o silêncio, para ouvirmos e reflectirmos, não nos apercebemos de que não estamos a responder ás verdadeiras necessidades dos seres humanos com a nossa acção. Existe então o perigo de estarmos a circular apenas à volta de nós mesmos e da nossa reputação.

Queremos apenas dar provas de nós mesmos é um comportamento que também não dá frutos para os outros. Para que a nossa acção seja frutífera, precisa do retrocesso para a oração, a contemplação e o silêncio. Mas isso é uma coisa completamente diferente de uma autofuga ás verdadeiras exigências da vida.»

(Anselm Grün, em "O Livro das Respostas")

2 comentários:

Anónimo disse...

Maravilha !
Em nosso coração chega o que nos "toca", e a oração leva à dividir , partilhar e confiar com "quem " nos ajuda à superar tudo , vivendo .
VIDA é Viver e VIVER é confiar em JESUS e seu REINO de AMOR entre nós.
Maravilhoso é buscar descobri-lo.

Anónimo disse...

...Quanto mais Amor dedicamos ao procura-lo,no silêncio e no barulho tbém, mais resposta temos .O SENHOR é somente AMOR .Confio e ,"Orai sem cessar " , pq sempre recebemos muito de " AMOR ", que tem por nós!
Bjnhos e obrg.

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...