terça-feira, 10 de março de 2009

A ARMADILHA DA AUTO-REJEIÇÃO (1ª parte)

Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu; e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo.» (Lucas 3, 21-22)

"As palavras «Tu és o meu amado» revelam a mais profunda verdade sobre todos os seres humanos, pertençam ou não a uma determinada tradição particular.

«Tu és o meu amado, em Ti pus a minha complacência». Claro que não é fácil ouvir essa voz num mundo cheio de vozes que gritam: «Tu não és bom, és feio, não vales nada, és desprezível, não és ninguém... a não ser que consigas demonstrar o contrário».
Estas vozes negativas são tão fortes e persistentes que é fácil acabarmos por acreditar nelas. É essa a grande armadilha. É a armadilha da auto-rejeição.
Com os anos, cheguei à conclusão de que a maior cilada da nossa vida não é o sucesso, a popularidade ou o poder, mas a auto-rejeição.

O sucesso, a popularidade e o poder são, como é evidente, uma grande tentação, mas a sua força de sedução deriva frequentemente da forma como tudo isso faz parte duma maior tentação, que é a auto-rejeição. Se acreditarmos nestas vozes, que nos tratam como gente que não vale nada e que é indigna de amor, então sim, o sucesso, a popularidade e o poder são facilmente percebidos como solução alternativa e atraente. Mas a verdadeira cilada é a auto-rejeição.»

(Henri Nouwen, em "Viver é ser amado")

2 comentários:

Anónimo disse...

Nossa Paulo, a cada dia me apaixono mais pelo seu espaço. Só podiam mesmo ser palavras do saudoso Henri Nouwen. E mais verdadeiras impossíveis. Com toda certeza a auto-rejeição é a grande cilada que o demônio nos induz a cair, pois para sair dela, é preciso muita comunhão, fé e silêncio em Jesus Cristo.
Obrigada por sua dedicação...
PS: Coloquei um link no meu site pro seu blog...
Fica com Deus!

Anónimo disse...

Além de sempre gostar de olhar o cabeçalho do seu blog,dá-me muito alento o que posso ler nele.

A jornada é dura e como S.Paulo dizia devemos carregar os fardos uns dos outros.

Esta é uma maneira muito valida de o fazer.Grata.

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...