sábado, 12 de dezembro de 2020

"Ninguém vem ao Pai a não ser por mim." (João 14:6)


"Esta é a frase de Jesus que os fundamentalistas cristãos e os «exclusivistas» citam com predileção. (...) No entanto, eles, curiosamente - como salienta Richard Kearney (filósofo irlandês) -, esquecem-se de perguntar quem é o sujeito desta frase de Jesus, quem constitui o «eu» de Jesus, quem é e onde está Jesus, o único mediador entre nós e o Pai.

Quem sou eu? Jesus responde a esta pergunta, mas apenas com aquela declaração: «Sempre que fizeste isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes.»

Os mais pequeninos, os homens à margem (também à margem das Igrejas), os necessitados e os que sofrem indigência (não só social), os feridos (e não apenas no corpo) apontam o caminho fidedigno e exclusivo, não relativizável, para o Pai, a que é impossível esquivar-se.

Tomás Halík, in "O meu Deus é um Deus ferido"

Foto: Michael Belk


Sem comentários:

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...