terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

REGRESSA SEMPRE AO PONTO SÓLIDO

«Tens que acreditar na resposta afirmativa que te é devolvida quando perguntas «Amas-me?» Deves escolher este sim mesmo quando não o sentes.

Sentes-te esmagado por distracções, fantasias, pelo perturbante desejo de te lançares no mundo do prazer. Mas sabes de antemão que não será aí que vais descobrir uma resposta para a tua dúvida mais profunda. Tal como essa resposta não está em voltar a analisar minuciosamente acontecimentos passados ou na culpa ou recriminação. Tudo isso apenas contribui para te exaurir e fazer abandonar a rocha sobre a qual está construída a tua casa.

Tens de confiar nesse ponto sólido, no local onde podes dizer sim ao amor de Deus mesmo quando não o sentes. Neste momento nada sentes a não ser vazio e falta de força para escolher. Mas continua a repetir «Deus ama-me e o amor de Deus basta».
Tens que escolher uma e outra vez esse local sólido e regressar a ele após cada fracasso.

Henri Nouwen, A Voz Íntima do Amor

3 comentários:

Canela disse...

Louvado Sejas meu Senhor e meu DEUS.

Louvado Sejas Senhor, pelo Paulo que em boa hora fez esta maravilhosa partilha.

A Paz de Cristo.

Raquel do Carmo disse...

Descobri esse livro de Henri Nouwen num blog da Canção Nova. Comprei o livro logo em seguida e posso afirmar que por ele estou de pé hoje. Através dele, senti a presença de Deus falando ao meu coração. Verdadeiramente a Voz Ìntima do Amor. Paz e Bem!

Mângela disse...

Meu amigo, em meu pensamento e desejo de renúncia, esta postagem caiu-me como uma luva...bem sei o quanto necessito firmar-me nessa rocha, o quanto preciso desse porto seguro,mas, tem momentos que perco a rota, fico meio que à deriva, sem o leme, sem comandante no barco, tudo parece em vão, sem sentido, começo a nadar contra turbulentas águas, às vezes, calma demais, sem os ventos necessário para me impulsionar à frente... minhas forças parecem diminuir, aí, Deus percebe-me a angústia em ficar sem a rota, percebe-me perdida no nevoeiro, entremeio às ondas de dúvidas, então, envia-me os anjos de resgate, como essa partilha..Deus lhe abençõe..um abraço da amiga Mãngela.

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...