terça-feira, 10 de novembro de 2020

O DESAFIO MAIOR DE VIVER


"Todos os "amo-te" nos salvam da Morte, se tivermos vivido de maneira a saber recebê-los. Sempre que dizemos a alguém "gosto de ti", estamos a dizer-lhe "não morrerás". O desafio maior de Viver é construir qualquer coisa que, de tão bela e partilhada, não faça sentido deixar de existir. Construir a Vida é dar-lhe razões para existir sempre.

E "desafio" significa confiar e arriscar... E "construir" significa perguntar e experimentar... E "existir" é receber-se e dar-se, sem ser fonte de si mesmo. E, por isso, não creio que haja outro caminho para chegar a ser Feliz, senão tacteando estas veredas de um certo "não-saber" que, despojando-me das certezas absolutas, me liberta para receber a Vida em toda a sua Graça. Então, há momentos em que a cortina se entreabre um pouco, com a Dança que lá vai dentro, e podemos ter um vislumbre que nos dá Fome e Paz ao mesmo tempo, Sede e Ternura, Desejo e Consolação.

E se eu não fosse tão miserável nas coisas da matemática, poderia saber o que é equacionar a Vida segundo a Regra dos Três Simples. Mas, ainda que às apalpadelas, atrevo-me a rezar aos Três Simples: "Pai, Filho e Espírito Santo, ajudem-me a amar de tal maneira que descubra a Simplicidade salvadora inscrita no mais profundo de todos os dias, lá no centro da existência que é inspirada pelo vosso Mistério sereno e forte de Comunhão."

Rui Santiago cssr, in Derrotar Montanhas, 2013


 

Sem comentários:

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...