segunda-feira, 16 de novembro de 2020

LER PARA CRER

 

«Jesus – Um encontro passo a passo» - James Martin, sj *

Sobre o livro

“O jesuíta James Martin lança o desafio para que o leitor explore mais a vida de Jesus. Convida-o a encontrar o Jesus que estudou, o Jesus da sua fé, mas também o Jesus histórico que ele descobriu aquando da sua visita à Terra Santa.
O autor aborda apenas alguns acontecimentos da vida de Jesus que têm marcado a sua vida e que possam trazer algo de novo para a compreensão de Jesus. Trata-se do Jesus da experiência do autor, dos seus retiros espirituais, e também, do seu percurso de vida ao longo dos anos junto dos mais marginalizados da sociedade.

Podemos perceber, através das palavras do autor, qual é a intenção e propósito desta obra: 

 «Bem […] escreverei sobre aquele Jesus que encontrei na minha vida. Esse é um Jesus sobre o qual ainda ninguém escreveu». Isto pode assemelhar-se a ouvir um amigo contar-nos algo inesperado acerca de um amigo mútuo. «Eu não sabia isso acerca dele», poderá alguém dizer, pensativo. Ver um amigo através de outros olhos poderá ajudar-nos a apreciar mais essa pessoa. Poderemos acabar por compreender esse amigo de uma forma completamente nova. Assim, gostaria de convidar o leitor a conhecer aquele Jesus que já conhece, mas de uma forma nova. Ou, se não sabe muito acerca de Jesus, gostaria de lho apresentar. Acima de tudo, gostaria de apresentá-lo àquele Jesus que eu conheço e amo, à pessoa que ocupa o centro da minha vida. Chegar a conhecer Jesus, como chegar a conhecer qualquer outra pessoa, tem sido para mim uma verdadeira peregrinação. Parte dessa peregrinação foi uma viagem a Israel, uma viagem que mudou a minha vida.”
-----------------------------------------------------------

Opiniões

«Este não é apenas um livro: é uma viagem. E uma viagem que teremos vontade de recordar, sempre.» 
(José Tolentino Mendonça)

«Muito acessível, convidativo – com atração magnética… Um livro profundo.» 
(Joan Chittister, OSB)

«A descrição de James Martin toca a nossa imaginação, incendiando-a de novo.»
(Timothy Radcliffe, OP, antigo Mestre-Geral dos Dominicanos)

«No total de 25 breves capítulos, escritos numa linguagem muito acessível em diálogo com o leitor, o autor parte de textos evangélicos e episódios da vida de Jesus, em chave de fascínio e atração.»
(Rui Pedro Vasconcelos, in revista Mensageiro de Santo António)
-----------------------------------------------------------
Excerto

PARÁBOLA VIVA DA OVELHA PERDIDA

“Há quase vinte anos, trabalhei com o Serviço Jesuíta para aos Refugiados (SJR) em Nairobi, no Quénia. A minha função era ajudar os refugiados a iniciar pequenos negócios que lhes permitissem sustentar-se a si próprios e suas famílias. Certo dia, encontrava-me ao volante do meu jipe, fora da cidade, perto do vale Rift, para ir visitar um lavrador… Enquanto subia um íngreme desfiladeiro montanhoso, fiquei siderado a olhar para a erva verdejante que atapetava a encosta. De repente, aparentemente vinda do nada, uma ovelha branca solitária desceu a custo o monte e atravessou a correr à frente do meu carro. Guinei para evitar atropelá-la (não havia outros veículos por perto). Depois, fiquei a observar a ovelha descer cuidadosamente até ao vale, situado do lado direito da estrada.
Nesse preciso momento, uma figura atravessou rapidamente a estrada, vindo da minha esquerda. Era um jovem pastor maasai. Na cultura maasai, os rapazes mais novos cuidam das ovelhas, por vezes desde os cinco anos, os mais crescidos apascentam cabras, e os mais velhos, incluindo homens adultos, têm a seu cargo o gado bovino. O pastor atravessou a toda a velocidade diante do meu vagaroso jipe. Descalço e sorridente, acenou-me ao passar. Desceu com dificuldade a encosta do monte, perseguindo a ovelha, levantando nuvens de pó e chamando em voz alta, enquanto a procurava. Fiquei a observá-lo durante alguns segundos, enquanto ele descia o monte. A seguir, ergui o olhar e avistei o resto do rebanho, cerca de vinte ou trinta ovelhas, a subir o monte situado à minha esquerda.
“Que estúpido! – pensei. – Deixou para trás todo o rebanho só por uma ovelha.” Então fez-se luz no meu espírito, e desatei a rir em voz alta. Era a parábola da ovelha perdida, ao vivo!»
-----------------------------------------------------------

*“JAMES MARTIN é jesuíta e editor-geral da revista America. Depois de se ter licenciado na Escola de Negócios da Universidade da Pensilvânia, James Martin trabalhou durante seis anos em Finanças, antes de entrar na Companhia de Jesus e cursar Filosofia e Teologia. Exerceu apostolado nos EUA, Jamaica e Quénia, entre as populações mais desfavorecidas, em particular com reclusos e refugiados políticos. Dotado contador de histórias, é autor de bestsellers galardoados e traduzidos em nove idiomas, além de presença frequente em universidades e meios de comunicação de larga audiência. Em Portugal, a Paulinas Editora publicou, das suas obras: Torna-te aquilo que és: Da imitação à autenticidade (2009).”

Sem comentários:

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...