sábado, 24 de outubro de 2020

O QUE É QUE JESUS FARIA, AQUI E AGORA?


"A mais radical atitude de Fé em Jesus é segui-lo, tornar-se seu discípulo. Mais do que acreditar no que ele diz e se diz dele, é acreditá-lo com a própria vida e com o próprio seguimento."

Rui Santiago cssr
----------------------------------------------------------
"Imitar Jesus Cristo é uma opção de vida que exige um grande dinamismo. Supõe identificar-se com os critérios de Jesus e entrar no jeito de viver de Jesus, mas como pessoas do nosso tempo. Só conseguiremos ser verdadeiros imitadores de Jesus de Nazaré se formos pessoas livres e criativas.

Além disso exige uma grande atenção à Palavra de Deus e ao Espírito Santo que nos interpela no mais íntimo do nosso coração.

A fidelidade só é madura quando é criativa. Imitar Jesus é perguntar diante de cada situação: “O que é que Jesus faria, aqui e agora?” Esta pergunta só pode funcionar dentro de nós se formos pessoas fieis aos encontros com ele, assíduos no diálogo com Jesus e na meditação da Palavra de Deus. Se não existir em nós esse ritmo espiritual, as respostas que encontrarmos vão ser unicamente fruto da nossa imaginação ou projecções pessoais.

Para perguntarmos seriamente “O que é que Jesus faria, aqui e agora?” temos de prezar a convivência com Jesus e alimentar o fascínio por ele. Na verdade, nada nos assemelha mais a alguém do que a convivência com essa pessoa, e nada nos transforma mais que o fascínio por alguém.

Imitar Jesus Cristo não é uma questão teórica de adesão a doutrinas ou sistemas morais. Bem mais sério que tudo isso, implica uma opção de vida nova, pois não podemos ser fieis às interpelações do Espírito Santo se não estivermos disponíveis para acolher a novidade de Deus com as mudanças que isso implica.

Passar a viver pelo guião da vida de outro, esse tal Nazareno que anunciou um Deus que Reina, e viveu como súbdito tão fiel desse Reinado e filho tão amado desse Deus!

Se nos deixarmos conduzir pelo Espírito de Cristo, começamos a tomar uma série de atitudes que, sem serem uma cópia das de Jesus quanto ao modo, são idênticas às de Jesus quanto à dinâmica do amor libertador.

A imitação de Cristo, exercitada em cada dia da nossa vida, conduz-nos a uma grande maturidade cristã, o que implica uma profunda experiência da presença de Deus.

Imitar Jesus é caminhar no sentido de uma experiência de tipo familiar, tanto em relação a Deus como em relação às outras pessoas. O caminho da imitação de Cristo conduz-nos ao encontro de um homem cujo coração é o ponto de encontro da Humanidade com a Divindade, quer dizer, alguém em quem se exprime o melhor de Deus e o melhor do Homem."

Calmeiro Matias & Rui Santiago cssr


 

Sem comentários:

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...