terça-feira, 27 de outubro de 2020

APRENDER A VIVER DE JESUS

 


"A vida de um cristão começa a mudar no dia em que ele descobre que Jesus é alguém que o pode ensinar a viver. Os relatos evangélicos nunca se cansam de apresentar Jesus como Mestre. Alguém que pode ensinar uma "sabedoria única". Essa sabedoria que tanto surpreende os seus vizinhos de Nazaré.

De facto, os primeiros que se encontraram com ele foram chamados "discípulos", alunos, ou seja, homens e mulheres dispostos a aprender com o seu Mestre Jesus.
Nós, cristãos de hoje, temos de nos perguntar se não esquecemos que ser cristãos é simplesmente "viver aprendendo " de Jesus. Ir descobrindo com ele qual é a forma mais humana, mais autêntica e mais feliz de enfrentarmos a vida.

Quantos esforços não são feitos hoje em dia para aprender como ter sucesso na vida: métodos para obter sucesso no trabalho profissional, técnicas para conquistar amigos, artes para sermos bem-sucedidos nas relações sociais. Mas onde podemos aprender a ser simplesmente humanos?

São bastantes os cristãos para quem Jesus não é de modo algum o inspirador da sua vida. Não conseguem ver que relação possa existir entre Jesus e a sua vida quotidiana. Jesus tornou-se uma personagem que eles pensam conhecer desde a infância, quando na realidade ele permanece para muitos o "grande desconhecido".

Um Jesus sem consistência real, incapaz de alegrar a sua existência quotidiana. E, no entanto, esse Jesus melhor conhecido e mais fielmente seguido, poderia transformar as nossas vidas. Não como o mestre distante que deixou um legado de sabedoria admirável à humanidade, mas como alguém vivo que, das profundezas do nosso ser, nos acompanha com paciência, compreensão e ternura.

Ele pode ser o nosso Mestre de vida. Pode ensinar-nos a viver, não para manipular os outros, mas para servir. Pode mostrar-nos que é melhor viver dando do que acumulando. Ouvindo a sua mensagem e seguindo os seus passos, podemos aprender a viver de uma forma mais solidária e menos egoísta, a arriscarmos mais por tudo o que é bom e justo, a amar as pessoas como ele as amava, a confiar no Pai como ele confiava."

José Antonio Pagola, in “O Caminho Aberto por Jesus – Marcos”

Sem comentários:

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...