terça-feira, 6 de outubro de 2009

UMA VIDA AGRADECIDA

Como poderemos viver realmente uma vida em acção de graças?
Quando olhamos para trás e vemos tudo o que nos aconteceu, facilmente dividimos a nossa vida em várias fases, com coisas boas a agradecer e coisas más para esquecer. Mas, como um passado assim dividido, não podemos caminhar livremente em direcção ao futuro. Com tantas coisas para esquecer, o máximo que podemos fazer é coxear rumo ao futuro.

A gratidão espiritual abarca todo o nosso passado, tanto os bons como os maus eventos, tanto os momentos alegres como os tristes.
Do lugar em que nos encontramos, podemos concluir que tudo o que nos aconteceu nos trouxe a este lugar. Recordemos tudo isso como parte do plano de Deus que nos conduz. Isso não quer dizer que tudo o que nos aconteceu no passado seja bom, mas quer dizer que mesmo o mal não aconteceu fora da presença amorosa de Deus.

Os sofrimentos do próprio Jesus foram-lhe causados pelas forças das trevas. Mesmo assim, Ele fala dos seus sofrimentos e morte como o caminho da glória.

É muito difícil colocar todo o nosso passado sob a luz da gratidão. Há muitas coisas de que nos sentimos culpados e envergonhados, muitas coisas que desejaríamos que pura e simplesmente não tivessem acontecido.
Mas, cada vez que temos a coragem de olhar para elas «na sua totalidade» e de as ver como Deus as vê, então a nossa culpa torna-se uma culpa feliz e a nossa vergonha uma vergonha feliz, porque provocam em nós um reconhecimento mais profundo da misericórdia de Deus, uma convicção mais forte de que é Deus quem nos conduz e um empenho mais radical na aceitação da vida ao serviço de Deus.

Desde que todo o nosso passado seja recordado com gratidão, adquirimos a liberdade para ser enviados para o mundo a proclamar a Boa Nova aos outros.
Assim como as negações de Pedro não o paralizaram, mas, uma vez perdoado, se tornaram uma nova fonte de fidelidade, assim também as nossas falhas e traições podem transformar-se em gratidão e capacitar-nos a ser mensageiros de esperança.

Henri Nouwen, em "Aqui e Agora"

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu amigo sempre que venho ao SEGUIR JESUS sinto que as mensagens me tocam,quer por ensinamentos de reflexão ,quer por confirmações do que na minha vida o SENHOR JESUS me tem ensinado, quer ainda porque "coicindem" com as minhas próprias reflexões no dia.
como não acredito em acasos ,mas que DEUS a todos nos move para o BEM COMUM... agradeço a DEUS E Á NOSSA MÃE DO CÉU por ter conhecido o SEGUIR JESUS porque creio que é muito abençoado pelo ESPIRITO SANTO
OBRIGADA SENHOR
Abraço em CRISTO
ISABEL GOMES

Thai Nascimento disse...

Que texto maravilhoso! Em verdade, não podemos desaimar quando, olhando para trás, nos depararmos com os nossos erros. deus é misericóridia,esse já é ótimo motvo para sermos gratos!


Aproveito p te convidar a visitar o meu Blog [http://thai.nascimento.zp.net] . Nele, eu partilho diariamente sobre a espirituaidade jovem, com suas alegrias e dificuldades. Te espero lá! Um abraço. Parabénsmais uma vez pelo seu blog. Continue evangelizando!

Raquel do Carmo disse...

Paulo,
Acho que dizer que sou fã de Henri Nouwen é desnecessário. Mas o que importa mesmo, é que assim como a Isabel disse no comentário acima, não existem acasos e coincidências. É Deus que através de seu Santo Espírito nos move.
Acho muitíssimo pertinente a colocação do Henri quanto a questão de olhar para trás e separar os acontecimentos bons e ruins, porque muitas vezes é exatamente isso que fazemos mesmo. E com isso, acabamos deixando que a graça de Deus, também seja dividida, quebrada em nossas vidas, porque estamos nos atendo à nossa própria vida de maneira fragmentada. É preciso crer e viver a misericórdia de Deus, para que possamos de fato, colocar as mãos no arado e não mais olhar para trás preocupados com o que aconteceu de ruim ou o que deixou de acontecer. Olhar para frente sempre, para de fato possamos Conhecer e Seguir Jesus dia a dia.

busquesantidade disse...

Penso que o fato de errarmos tanto em nossa vida, só mostra a grande misericórdia de Deus para conosco. Mesmo quando erramos, Deus está sempre pronto e aberto a nos aceitar de volta. Esse é o grande amor de Deus por nós. E devemos aprender a nos amar assim também. Abraço. Lourdes Dias.

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...