quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

UM CORAÇÃO PURO E LÍMPIDO

«A oração torna o coração puro. É este o começo da santidade. A santidade não é um luxo reservado a alguns: é um dom simples oferecido a vós e a mim.
Onde começa a santidade? Nos nossos corações. É por isso que temos necessidade da oração contínua para manter o coração puro e assim ele tornar-se-á sacrário do Deus vivo. (...)

Deixar o amor de Deus tomar posse do coração, de forma total e absoluta, torna-se para o coração como uma segunda natureza. Que o coração não deixe entrar nada nele que seja contrário ao amor de Deus; que se esforce continuamente por aumentar este amor de Deus ao procurar agradar-Lhe em tudo e não Lhe recusando o que Ele pede; que aceite, como vindo da mão de Deus, tudo o que lhe acontece; que tome a firme decisão de nunca cometer uma falta deliberada e conscientemente, mas se cair, que peça perdão e se levante imediatamente. Um coração assim reza continuamente.

O conhecimento de Deus produz o amor e o conhecimento de si próprio faz-se na humildade. A humildade é apenas a verdade. O que é que possuímos que não tenhamos já recebido? - pergunta São Paulo. Se recebi tudo, que bem é que tenho de mim mesmo? Se estamos convencidos disto, nunca ergueremos a cabeça com orgulho.
Se fordes humildes, nada vos tocará, nem o louvor nem o opróbrio, porque vós sabeis o que sois. Se vos culpam, não desanimareis. Se vos proclamam santo, não vos colocareis a vós próprios num pedestal. O conhecimento de nós próprios faz-nos ajoelhar.
Mudai os vossos corações...Não há conversão sem mudança de coração:mudar de lugar não é solução;mudar de actividade não é solução.A solução é mudar os nossos corações.E como os mudamos?Rezando.

Madre Teresa de Calcutá, em "Oração: Frescura duma fonte"

2 comentários:

meundo disse...

Sua mensagem é interessante.

ismael disse...

Quando o ser humano , não mais macular o seu jardim interior, com pensamentos de censuras e reprimendas, quando a dôr alheia ferir mais sua alma do que a propria dôr, quando o seu Deus interior o tomar pela mão e o guiar , um caminho de luz se descortinárá, e os anjos do ceu, farão do seu coração um palacio encantado de diamantes, safiras , ouro e luzes.

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...