domingo, 26 de julho de 2009

OLHAR EM VOLTA

As palavras de Jesus: «Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo» (Mt 6, 33) são o que melhor sintetiza a maneira como somos chamados a viver a vida; com o coração fixo no reino de Deus.

Esse reino não é nenhuma terra longínqua que um dia esperamos alcançar, nem é a vida depois da morte ou um estado ideal. Não. O reino de Deus é, antes de mais, uma presença activa do espírito de Deus no nosso íntimo que nos oferece a liberdade por que realmente anelamos.

E, por isso, a principal questão é a seguinte: Como centrar, acima de tudo, o nosso coração no reino, se ele está preocupado com tantas coisas?

De alguma forma, é necessária uma mudança de coração, uma mudança que nos possibilite a experiência da realidade, da nossa existência do ponto de vista de Deus.

Uma vez, assisti a uma mímica em que um homem se esforçava por abrir uma das três portas dum quarto em que se encontrava. Ele empurrava e puxava as maçanetas das portas, mas nenhuma das portas se abria. Então deu um pontapé no painel de madeira da porta, mas a madeira não cedeu. Finalmente, deixou-se cair com todo o seu peso contra as portas, mas nenhuma delas cedeu.
Era uma visão ridícula, mas muito hilariante, porque o homem estava tão concentrado nas três portas fechadas que nem sequer reparou que o quarto não tinha parede e que podia perfeitamente sair, bastando para isso olhar à sua volta.

A conversão é isto mesmo. É uma volta completa que nos permite descobrir que não somos prisioneiros como julgamos ser.
Do ponto de vista de Deus, frequentemente parecemo-nos com o homem que procura abrir as portas fechadas do seu quarto. Preocupamo-nos com muita coisa e chegamos mesmo a causar mágoa a nós próprios por nos preocuparmos tanto.
Deus diz: «Dá uma volta, centra teu coração no meu reino. Eu dou-te toda a liberdade que quiseres.»

Henri Nouwen, em "Aqui e Agora"

3 comentários:

mestrecucadoamor disse...

Paulo,tenho esse pensamento...Deus habita em mim...é o meu TODO...basta que eu silencie, que eu preste atençaõ aos sinais que me chegam todos os dias, através dos milagres que acontecem em minha vida e não os percebo às vezes, por me deixar envolver por esse tempo nebuloso dos dias atuais e que me embaralha a visão....meu amigo de luz...visite meu blog www.mangelacastro.blogspot.com tem slides lindíssimos hoje. um abraço e um domingo santo e feliz para vc e familia.Mângela.

uníssona disse...

Procuro e busco o Encontro !
Busco e
Te enconto no meio e em meio as adversidades!
TU és Senhor , meu REI e Senhor!!!
Louvo-TE , Adoro-TE .
ABÇS.

Anónimo disse...

Que linda e verdadeira reflexão,
como a sinto em mim! Eu te louvo SENHOR JESUS E DEUS PAI por tudo o que me tem sido dado, por tudo o que me darás

Isabel Gomes

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...