sábado, 16 de janeiro de 2021

O ESSENCIAL


"Isto que eu vivo, é fé? Como alguém se torna mais crente? Que passos temos que dar? São perguntas que escuto frequentemente de pessoas que desejam fazer um percurso interior em direção a Jesus Cristo, mas que não sabem que caminho seguir. Cada um tem de escutar o seu próprio chamamento, mas a todos nos pode fazer bem recordar coisas essenciais.

Crer em Jesus Cristo não é ter uma opinião sobre ele. Falaram-me muitas vezes Dele; talvez tenha lido algo sobre a Sua vida; atrai-me a Sua personalidade; tenho uma ideia da Sua mensagem. Não basta. Se quero viver uma nova experiência do que é acreditar em Cristo, tenho que mobilizar todo o meu mundo interior.

É muito importante não pensar em Cristo como alguém ausente e distante. Não ficarmos no «Menino de Belém», no «Mestre da Galileia» ou no «Crucificado do Calvário». Não o reduzir, tampouco, a uma ideia ou a um conceito. Cristo é uma «presença viva», alguém que está na nossa vida e com quem podemos comunicar na aventura de cada dia.

Não pretendas imitá-Lo rapidamente. Antes, é melhor penetrar numa compreensão mais íntima da Sua pessoa. Deixarmo-nos seduzir pelo Seu mistério. Entrar no Espírito que o faz viver de maneira tão humana. Intuir a força do Seu amor pelo ser humano, a Sua paixão pela vida, a Sua ternura para com o débil, a Sua confiança total na salvação de Deus.

Um passo decisivo pode ser ler os evangelhos para procurar pessoalmente a verdade de Jesus. Não faz falta saber muito para entender a Sua mensagem. Não é necessário dominar as técnicas mais modernas de interpretação. O decisivo é ir ao fundo dessa vida a partir da minha própria experiência. Guardar as Suas palavras dentro do coração. Alimentar o gosto da vida com o Seu fogo.

Ler o evangelho não é exatamente encontrar «receitas» para viver. É outra coisa. É experimentar que, vivendo como Ele, se pode viver de forma diferente, com liberdade e alegria interiores. Os primeiros cristãos viviam com esta ideia: ser cristão é «revestir-se de Cristo», reproduzir em nós a Sua vida. Isto é o essencial. Por isso, quando dois discípulos perguntam a Jesus: «Mestre, onde moras?», O que é viver para Ti? Ele responde-lhes: «Vinde e vereis».

José Antonio Pagola

Sem comentários:

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...