sábado, 19 de setembro de 2020

O MÉTODO DE JESUS



"O método de Jesus é amar primeiro, é confiar primeiro. Jesus não apresenta a ninguém um prévio caderno de encargos. Não diz, por exemplo, a Zaqueu: «Olha, eu até estou disposto a ir a tua casa se tu fizeres isto, isto e isto.» É exatamente o contrário. Jesus faz-se convidado e declara: “Eu preciso ficar em tua casa.” E é porque ele oferece o seu amor de uma forma incondicional que há um estremecimento, que o muro de separação se rompe, que a lógica da culpa ou do conflito desabam. Mas era necessário um investimento de confiança incondicional.

O que nos salva não é uma negociação. O que nos salva é um excesso de amor, uma dádiva que vai para lá de todas as medidas. (...)
Porque o alicerce de toda a existência, o fundamento que encoraja a vida a ser e a arriscar, a confiança fundamental na aventura complexa que a vida é brota de um sim inicial incondicionado que os nossos pais nos ofereceram. A consciência de que Deus nos ama desta forma – e mais ainda – é que nos permite florescer.

Então, no meio da rocha do que somos pode nascer uma improvável flor: e no meio do deserto sequioso que trazemos correr um rio; e no fundo da pesada noite que nos trava pode irromper uma luz. Porque Deus não desiste de dizer a toda a vida – á nossa vida – que ela é querida e bem-aventurada. Essa é a sede de Deus.”

José Tolentino Mendonça, in "Elogio da Sede"

Foto: "Pessoas em árvores" (1964), de Mikola Gnisyuk.
Esta foto encontra-se na capa do extraordinário livro de Tomás Halík: "Paciência com Deus"

-------------------------------------------------------------

Convido-vos a visitar a minha nova página no Facebook, que batizei de "Voltar a Jesus":
https://www.facebook.com/discipuloamado70x7/

Lá poderão encontra esta e outras postagens, que vou publicando regularmente. 

Criei a página com o objetivo de partilhar conteúdos (literatura, artigos, vídeos, áudios, etc.) sobre Fé e Espiritualidade Cristã, tendo como principal inspiração a pessoa de Jesus de Nazaré e o apelo do Papa Francisco que nos chama a uma conversão radical: «Voltar à fonte e recuperar a frescura original do Evangelho», e voltar a Jesus Cristo.

São tod@s bem-vind@s a esta comunidade, que se pretende aberta, acolhedora e fraterna.

Espero que aceitem o convite, partilhem, divulguem e convidem mais pessoas.

Grato!


Sem comentários:

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...