terça-feira, 24 de junho de 2014

SEMPRE A CAMINHO

«A experiência religiosa requer uma vigilância, um espírito crítico, um discernimento permanente, uma escuta profunda do Evangelho. (...) 

Seguir Jesus é assumir estar sempre a caminho na busca do rosto de Deus, é aceitar atravessar a noite escura do não ver. 

Encontrá-lo-emos na construção da paz e da justiça, na vida partilhada, na vida fraterna, no perdão, na compaixão. 

Encontrá-lo-emos na nossa imensa fragilidade, quando dentro de nós ressoa uma voz que nos diz: amo-te como tu és; põe-te a caminho de novo, vai, estarei sempre contigo!»

Carlos Maria Antunes, em "Atravessar a própria solidão"


domingo, 22 de junho de 2014

O AMOR DE CRISTO

«Qual é a perfeição acabada para o cristão? A plena manifestação de Cristo nas nossas vidas. 

Sem amor e compaixão pelos outros, o nosso aparente "amor" por Cristo é ficção.

Amar é deixar aqueles que amamos serem eles mesmos e não tentar moldá-los segundo nossa própria imagem. Caso contrário, amaríamos apenas o reflexo de nós mesmos.»

Thomas Merton, em "Vida e Santidade"


sexta-feira, 20 de junho de 2014

NOSSO PAI AMOROSO

«A nossa atitude espiritual, o nosso caminho de procura de paz e perfeição, dependem inteiramente do nosso conceito de Deus.

Se formos capazes de acreditar que Ele é verdadeiramente o nosso Pai amoroso, se conseguirmos realmente aceitar a verdade da sua infinita e compassiva preocupação por nós, se acreditarmos que Ele nos ama, não porque somos merecedores, mas porque precisamos do seu amor, podemos então avançar com confiança. Não seremos desencorajados pelas nossas inevitáveis fraquezas e fracassos. Podemos fazer tudo o que Ele nos pede.

Mas se acreditarmos que Ele é um austero e frio legislador, que não tem verdadeiro interesse por nós, um mero governante, um senhor, um juiz e não um pai, teremos grande dificuldade em viver a vida cristã.»

Thomas Merton, em "Vida e Santidade"

quarta-feira, 18 de junho de 2014

«(...) a incredulidade de alguns ateus está mais próxima do amor de Deus do que a fé fácil daqueles que, sem nunca tê-lo experimentado, penduram uma placa com o seu nome como se fosse uma fantasia infantil ou uma projeção do eu.»

Simone Weil

domingo, 15 de junho de 2014

AS RESPOSTAS DE DEUS

«Acredito apaixonadamente que tudo começa a mudar quando percebemos que Deus conta connosco para realizar coisas bonitas que não aconteceriam sem nós!

As respostas de Deus são sempre Pessoas: é assim que Deus actua na nossa história e Se mostra comprometido com o nosso mundo, suscitando Pessoas que são para o mundo autênticos Presentes de Deus. 

Deus não responde à nossa história escrevendo coisas no céu ou fazendo actos de poder maravilhosos, mas suscitando Pessoas para o serviço de um Mundo Novo, despertando Pessoas para uma Esperança capaz de ultrapassar impossíveis.»

Rui Santiago Cssr

quarta-feira, 11 de junho de 2014

SINTONIZAR A VIDA COM O AMOR


«Não procuremos sentidos para a vida constantemente, tentemos sim, sobretudo, sintonizar com o amor que nela ressoa. Isto é o mais importante. 

Que erro tão comum o de querermos articular a nossa vida com o sentido - quando devemos, simplesmente, sintonizá-la com o amor.»

Gabriel Magalhães, em "Espelho meu"

domingo, 8 de junho de 2014

A GRAÇA DO AMOR DE DEUS

«O que de mais elementar está em jogo, desde o início, é a graça de confiar que se é amado. E a perdição, a dúvida de o ser.» 

Pe. José Frazão Correia, s.j., em "A Fé vive de afeto"

sexta-feira, 6 de junho de 2014

«- Que é amar-se a si próprio?

- É amar a vida que temos em nós mesmos, ousar olhar e amar as riquezas que nos foram dadas gratuitamente.

- Que prova do amor de Deus para consigo recebeu?

- A vida.

Se Deus deixasse de me amar, eu deixaria de existir. É por isso, que a minha oração, frequentemente, é apenas pôr-me diante de Deus e deixar-me amar. Deixar-me criar. É fantástico! O Pai gera-me sem cessar sob o sopro do Seu amor.»

Michel Quoist

quarta-feira, 4 de junho de 2014

SOMOS ÚNICOS


«Cada um de nós é uma obra de arte original e querida no coração de Deus

Jesus, aquele Filho Único, não andou entre nós fazendo esse "na-na-na-na-na", "eu sou e tu não". 
Jesus passou entre os seus, sobretudo os últimos, fazendo-os sentir Únicos!

Quantos homens e mulheres, ao encontrar-se com Jesus, não se terão sentido, alguns pela primeira vez, Únicos?! Amados de maneira nova e única, tocados de maneira original e salvadora?

Aquele Filho Único de Deus passou entre nós fazendo-nos sentir que Deus nos ama a todos como Filhos Únicos. Porque, na verdade, para um Pai ou uma Mãe como o Deus de Jesus, todos os Filhos são Únicos.»

Rui Santiago Cssr, in "Estou em Crer"

domingo, 1 de junho de 2014

DEUS CONNOSCO

Assim escreveu magnificamente Elienai Cabral Jr:

«Jesus é a expressão de um Deus connosco e não de um Deus sobre nós...»

«Jesus é Deus à flor da pele»