quinta-feira, 29 de maio de 2014

A EVIDÊNCIA FUNDAMENTAL DO CRISTIANISMO



«Se existe mesmo Deus,

é aquele que se revela na minúcia grandiosa e relacional da Criação
e na Beleza da Vida dedicada e delicada de Jesus Cristo.

É um Deus que não sabe, e não quer,
e não pode fazer outra coisa menos que amar;
e não sabe, e não quer,
e não pode ser outra coisa menos que Amor.»

Rui Santiago Cssr, in "Estou em Crer"

terça-feira, 27 de maio de 2014

A LIBERDADE É A OBEDIÊNCIA AO AMOR


«Só nos tornamos verdadeiramente livres quando a nossa vida se transforma numa obediência irresistível e feliz àquilo que nos cativou o coração

Como logo descobre qualquer pessoa que dá os primeiros passos no amor, a Liberdade só acontece 
na Obediência àquilo que nos liberta...

A Liberdade é a Obediência ao Amor...

Quem não encontrou no seu coração motivos para dar a vida e gastar-se até à imprudência, ainda não começou a ser livre.

Quem não é capaz de se entregar verdadeiramente a ninguém nem é capaz de dedicar-se apaixonadamente a nada que esteja para além de si mesmo ou acima do seu próprio prazer e auto-promoção, precisa ser resgatado!»


Rui Santiago Cssr, in "Estou em Crer"

domingo, 25 de maio de 2014


"A Fé é mais a inquietação da Confiança que nos abre aos convites amorosos da Vida do que a ilusão controladora dada pelas certezas dogmáticas e disciplinares.

Não professamos a Fé "no que" acreditamos, o que é da ordem das certezas e, por isso, perfeitamente controlável... Professamos a Fé "em quem" acreditamos, o que é da ordem da confiança e, por isso, maravilhosamente surpreendente."

Rui Santiago Cssr, in "Estou em Crer"

sexta-feira, 23 de maio de 2014

MAL E CASTIGO


«O mal dá sempre sinal de si, pela infelicidade que nos toma quando com ele pactuamos. A infelicidade surge sempre como um sinal do mal em nós» 

Gabriel Magalhães, in "Espelho meu"




«A verdade é que o mal tem em si mesmo a lógica do castigo, quer dizer, gera consequências desumanizadoras e injustiças que causam sofrimento. Essas consequências não são acção de Deus nem vontade de Deus.
São as consequências sempre desastrosas daquele engano tão repetido: querer ser livre fora do território do Amor e querer ser Feliz sem pertencer a ninguém...

O castigo é isto... as consequências de injustiça e sofrimento geradas pela ilusão de uma Liberdade sem Amor e de uma Felicidade sem Comunhão...»


Rui Santiago Cssr, in "Estou em Crer"

terça-feira, 20 de maio de 2014

UM PAI QUE DÁ LARGAS AO NOSSO CORAÇÃO


«O mais próprio de alguém verdadeiramente criativo, ou criador, é que não se enreda em si mesmo porque anda com a vida ocupada a criar inéditos! 
Deus, em plenitude, é o Amor que se dá a nós com toda a Lealdade de um Pai Bom e cria um leque imenso de possibilidades para nos experimentarmos e realizarmos como filhos felizes e livres.

Temos a oportunidade de redescobrir a Fé como fonte de Alegria e Companhia, na confiança de um Pai que dá largas ao nosso coração. Andemos como bem-amados pela Vida, deixemos de vez aquela "fé inoxidável" de que fala o António Lobo Antunes para se referir à devoção das tias sempre tristes. Temos razões para não nos comportarmos como abandonados de Deus e deixarmos de fazer aqueles cultos que mais parecem reuniões de órfãos diante do divino tutor.»


Rui Santiago Cssr, in "Estou em Crer"

domingo, 18 de maio de 2014

NO CENTRO DA RELIGIÃO


«No centro da religião deve estar o Ser Humano, especialmente quando está em situação de sofrimento, e não uma Lei ou uma "Escritura" sacralizada em forma de letra. 
No centro da religião deve estar a Misericórdia e não a Lei; eis a cura de uma doença grave que costuma afectar-nos, chamada legalismo farisaico.»

Rui Santiago Cssr, in "Yeshuah"


quinta-feira, 15 de maio de 2014


«O sentido da existência não é prolongar a vida que morre, mas construir a vida que não morre.» 

«Em Cristo, somos imensos...porque a Vida segundo o Espírito é a existência sem confins...» 


Calmeiro Matias e Rui Santiago Cssr, em "Como um diário...também nos despedimos de quem amamos"

terça-feira, 13 de maio de 2014


«Pequenas Samaritanas, de todas as cores e feitios, de todas as raças e nomes, cruzam-se no caminho das nossas procuras e desejos. 

E Jesus sempre, paciente, na roda do poço onde vamos dar de beber à vida, a meter-se connosco e a entregar-se a nós. 

Se abrirmos bem os olhos, as mãos e o coração, a existência pode tornar-se um gesto de amor.»


Fonte: https://www.facebook.com/meac.guinebissau?fref=ts

domingo, 11 de maio de 2014

A AVENTURA DO BEM


«Mais importante que toda a educação do mundo é a sensibilidade aos sinais dos tempos e aos sinais dos irmãos, sensibilidade que se faça ousadia criativa, invenção de caminhos, alternativas! 


A Sensibilidade é a suprema competência humana, mais valiosa que qualquer outro saber e a Delicadeza é mais admirável que as "boas maneiras"...
Muitas vezes, aquilo a que chamamos "educação" não é mais do que domesticar o que há em nós de sensível e revoltoso diante da injustiça, do mal e da mentira.
O que não falta são pessoas "bem-educadas" mas não "Bem-Aventuradas". Esse sim é o propósito do Projeto de Jesus... a Bem-Aventurança, o desafio à Aventura do Bem, à Aventura de assumir como verdadeiro e possível o anúncio do Reino de Deus já Presente».

Rui Santiago Cssr, em "Como um Diário..."

sexta-feira, 9 de maio de 2014

NÃO HÁ NADA MAIS SAGRADO


«Não há nada mais Sagrado do que aquela espantosa humanidade com que nós somos capazes de nos tocarmos uns aos outros... Não há nada mais Divino do que um ser humano a realizar o melhor das suas capacidades, depois de ter descoberto que somos o que amamos e levamos os traços fundamentais do nosso Rosto não na nossa cara, mas nas palmas das nossas mãos e no tom das nossas palavras...

...Na Hora da Verdade não sentimos falta de quem tenha todas as chaves na mão e soluções na ponta da língua, mas quem tenha apenas mão para apertar e muito silêncio para nos dar.»

Rui Santiago Cssr, em "Como um diário...também nos despedimos de quem amamos"

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O CORAÇÃO DE DEUS TEM MUITAS MORADAS

«O meu coração alberga todas as vidas. 
A hospedaria é imensa. 
Há até uma cama e uma refeição quente para os criminosos e os loucos.» 

Christian Bobin

segunda-feira, 5 de maio de 2014



«Ressuscitamos quando, no coração do outro, o nosso sorriso é fonte de alegria e estímulo para a vida.»

sábado, 3 de maio de 2014


«Viver o dia-a-dia como pessoas ressuscitadas é fruto de um caminho interior percorrido na liberdade do SER e na bondade dos gestos.»


quinta-feira, 1 de maio de 2014

O RESSUSCITADO


«O Ressuscitado, que viveu entre nós e morreu pelas nossas mãos, sobe ao Pai conservando em si as marcas da sua paixão por nós. Tendo-se feito homem, é na nossa humanidade que nos ama. E é só assim que nós, como homens e mulheres, o poderemos amar.»


Pe. José Frazão, em "A Fé vive de afeto"