domingo, 19 de maio de 2013

COMO O VENTO-RUAH




«Os que são do Espírito, tornam-se como o Espírito!
Como dizia Jesus, "ninguém sabe de onde vem nem para onde vai"... 

E aqueles que têm fome de Vida e sede de Sentido, seguem-nos!
Os outros, os que lhes querem deitar a mão para os dominarem, sentem-se escapar-se-lhes por entre os dedos como o Vento!
Nada os detém, nada os domina, nenhum poder os domestica!
Fluem como o Vento-Ruah e não há gaiola que os sossegue...

Porque tornam-se como o Espírito aqueles que são do Espírito!»



Rui Santiago http://derrotarmontanhas.blogspot.pt/2006/08/como-o-vento-ruah.html

Significado de RUAH - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruah

sexta-feira, 17 de maio de 2013



«Descobrir em Deus o rosto de um Pai, implica simultaneamente aprender a descobrir nos outros o rosto de um irmão.» Rui Santiago, em http://livrosporcorreio.blogspot.pt/2013/04/yeshuah.html

quarta-feira, 15 de maio de 2013



E chegarei de noite
com o gozoso espanto
de ver,
por fim,
que andei,
dia a dia,
sobre a própria palma da Tua mão.

Pedro Casaldáliga

terça-feira, 14 de maio de 2013

O DESAFIO RADICAL DO AMOR


O desafio mais radical que o Amor nos propõe não é amar os que nos amam (isso é fácil), mas amar os "indignos" de amor, os inimigos, os "chatos", os excluídos, os estigmatizados...

sexta-feira, 10 de maio de 2013


«Se o Mal é um enigma que nos cala, o Bem é um mistério ainda maior.» 

José Tolentino Mendonça


"Tudo o que sei do céu me vem do espanto que experimento perante a bondade inexplicável desta ou daquela pessoa, à luz de uma palavra ou de um gesto tão puros que me revelam bruscamente que nada no mundo poderia ser a sua origem. (...)

Há almas nas quais Deus vive sem que elas disso se apercebam.
Nada deixa supor essa presença sobrenatural, senão a grande naturalidade que inspira aos gestos e às palavras daqueles em que habita."

Christian Bobin, em "Ressuscitar"


quarta-feira, 8 de maio de 2013

CUIDADO... O AMOR É CONTAGIOSO!

Partilho com vocês um video maravilhoso sobre solidariedade, generosidade...
Assisti a este video através de uma partilha do melhor blogue do mundo: http://derrotarmontanhas.blogspot.pt/2013/05/e-tu-ja-partilhaste-tua-mesa-hoje.html

UM ALERTA: Cuidado... o Amor é contagioso!
Mas, vale a pena deixarem-se contagiar :)



domingo, 5 de maio de 2013

COISA DE BEM-AVENTURADOS


«O Evangelho é um exagero… é um desbordar das nossas fronteiras de comportamento aceitável… Vamos procurar as “boas maneiras” de Jesus aos evangelhos e ficamos espantados… Não é difícil imaginar Maria a desculpar-se às amigas depois de mais uma “avaria” de Jesus em qualquer lado, na casa de um fariseu ou falando para uma multidão: “Não foi em casa que ele aprendeu estas coisas! Não foi esta a educação que eu e o meu José lhe demos!” 

O Evangelho é um exagero… é um abuso, o próprio abuso de Deus a acontecer no meio de nós! É a negação do meio-termo como medida de virtude e o desmascarar das nossas boas intenções…

Reino de Deus não é coisa de Bons mas de Bem-Aventurados! Bem-Aventurados são os que se metem na Aventura do Bem! O anúncio do Reino de Deus aponta para esta Aventura do Bem a acontecer subversivamente no meio do Poder, das suas Armas e da sua Malícia.»

Rui Santiago

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A ESPERANÇA É A ATRAÇÃO PELO FUTURO


«Em sentido evangélico a Esperança não é uma “boa expetativa”, mas um impulso interior em direção ao futuro, a antecipação do que se espera, a construção urgente do que se ama…

Esperança é a Evolução, e o Amor é a Revolução dentro da Evolução, a permanente emergência criadora, a fonte da profecia em todos os tempos… a  é a experiência de confiança em Deus pela qual nos sentimos seguros de que não esperamos nem amamos em vão.


E, então, vamos! Ah, se vamos!!!»


Rui Santiago

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...