segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ E ABENÇOADO 2013!!!






A todos os visitantes, leitores, amigos e irmãos, desejo um Ano de 2013, com tudo o que permita que juntos nos tornemos pessoas melhores, mais humanas e fraternas. 

«A vida, nas suas várias expressões (laborais, familiares, afetivas…) precisa de recomeços que o sejam verdadeiramente. Não nos podemos instalar simplesmente nas vitórias de ontem, nos saberes adquiridos de um dia, nas experiências de uma determinada etapa. 

O recomeço supõe uma abertura esperançada em relação ao hoje, encarando-o com a pobreza e a ousadia de quem aceita, depois de ter percorrido já uma estrada, considerar que está novamente, e que estará até ao fim, a viver sucessivos pontos de partida.»

José Tolentino Mendonça

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FELIZ E SANTO NATAL PARA TODOS!



«Se, nas nossas vidas,
cada noite pudesse vir a ser como uma noite de Natal,
uma noite iluminada,
a partir de dentro...

Já não sabendo como fazer para ser compreendido,
o próprio Deus veio à Terra, pobre e humilde:
se Jesus Cristo não tivesse vivido no meio de nós,
Deus permaneceria longínquo, inatingível.
Pela sua vida,
Jesus concede-nos a graça de ver Deus de forma transparente.»

Irmão Roger, de Taizé, em "Viver em tudo a paz do coração

domingo, 23 de dezembro de 2012

DEUS CONNOSCO





«O Deus Connosco não aparece entre nós como um líder valente ou um chefe carismático que motivo em nós a vontade de lutar. O Deus Connosco não aparece no meio de nós como alguém forte a provocar em nós a capacidade de obedecer. O Deus Connosco aparece no meio de nós como alguém que quer provocar em nós a Sensibilidade, despertar o que há de mais íntimo em nós. Deus vem visitar-nos para despertar em nós o carinho, a ternura, os sentimentos da nossa mais profunda humanidade. Essa é a sua ideia… converter-nos, antes de tudo, à sensibilidade, à ternura, à doçura dos gestos, das palavras e das intenções.

Quando, muito tempo depois, aquele Deus Connosco disser que se identifica com os que têm fome, os que têm sede, os que estão nus e precisam de ser vestidos, os que não têm que os acolha, os que precisam de ser visitados, conhecidos e amados, é apenas a história deste presente a ser desembrulhado, o significado daquele quadro do Natal a ser explicado por inteiro… e a ajuda que o Espírito nos dá, a nós que temos tanta dificuldade em entender certas coisas, que é dessa maneira e nessa gente que podemos aproveitar a oportunidade de amar o Deus Connosco, a oportunidade tantos dias oferecida de podermos mimá-lo, niná-lo, dizermos-lhe que o amamos, amamenta-lo e dar-lhe colo, dizermos-lhe que o amamos e provarmos-lhe que ele é a melhor coisa que nos aconteceu na vida...»

Rui Santiago

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A LUZ INEXTINGUÍVEL




"Dá-nos Senhor, neste tempo,
a alegria como alento revitalizador:
inscreva ela em nós o sabor da vida abundante e multiplicada;
perfume cada um dos nossos gestos;
traga às nossas palavras a luz daquela estrela
que o Teu Nascimento para sempre acendeu.

Que o Teu Nascimento inspire cada um dos nossos renascimentos
Que a Tua presença, nos ensine o que significa tornar-se presente
E o dom que fazes de Ti, nos ajude a tecer a vida
como quem entretece uma história de amor."

José Tolentino de Mendonça

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ARMOU ENTRE NÓS A SUA TENDA





"Deus perdeu todas as maneiras 
quando desobedeceu a todos os códigos das divindades 
e bateu atrás de Si a porta do céu.
E gritou nesse dia: o céu é para os ídolos! 
E os ídolos bem queriam mandar vir mas não podiam 
porque têm boca mas não falam. 

E Deus fez-Se à nossa Imagem e Semelhança. 
E nós vimos a Sua Glória, cheia de Graça e de Verdade, 
quando armou entre nós a Sua Tenda. 

E ninguém estaria à espera que Deus fosse mais Humano que nós! 
Quando Deus vem, a gente apanha com surpresas destas..."

Rui Santiago

domingo, 16 de dezembro de 2012

EU ACREDITO!


«Acredito num Deus-Connosco, um Deus Pessoal que a cada um de nós conhece pelo próprio Nome, que a cada um beija as feridas e as dores de ser gente, que com cada um se compromete na medida inesgotável da Sua Ternura e Fidelidade

Acredito que a Vida está cheia de Sentido porque nós e Deus não queremos senão uma só e a mesma coisa: que sejamos Felizes. 

Acredito, como se não houvesse nada de melhor em que acreditar, que, mesmo quando eu me esqueço disso, mesmo quando eu me engano, mesmo quando eu falho, Deus não Se esquece, Deus não Se engana e Deus não me falha. 
E é neste Amor que supera toda a minha capacidade de o merecer que eu enraízo a minha Fé e a minha Esperança. 
Acredito que, enquanto limpamos do rosto as nossas lágrimas, a Festa da Vida Cheia para a qual todos estamos chamados, já começou! 

Acredito que a morte é a “soleira da porta lá de Casa”, a casa de Deus Pai que é a nossa Casa também porque, por aqui, não somos mais que peregrinos. Todos estamos de passagem, a nossa Vida é uma viagem até Casa. 

Acredito que Jesus de Nazaré, o Re-Suscitado por Deus, é o anfitrião da Festa da Ressurreição para todos, é quem, num abraço infinito, nos Re-Suscita também porque enche a nossa Vida com a própria Vida que recebe de Deus. »


Rui Santiago


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

É COISA SÉRIA A ALEGRIA!


"É coisa séria a Alegria! É coisa tão séria a Alegria que Jesus a coloca no coração da sua despedida dramática, no centro da Hora mais intensa da sua convivência com os discípulos e discípulas. Uma das coisas mais sérias que Jesus tem para nos transmitir é o desejo de vivermos na sua Alegria, coisa que vem juntinha ao mandamento do amor pelos irmãos.

Porque, se calhar, não se pode mesmo separar...

Acredito totalmente em Jesus quando ele diz que é razão de ser de tudo o que nos dá a conhecer partilhar connosco a sua Alegria e levar-nos à experiência da Alegria mais profunda e mais completa.

Há uma Alegria que vem de dentro, que faz parte da arte de nos tornarmos pessoas da Esperança e da Liberdade! Ser da Esperança e ser da Liberdade gera em nós a nascente interior de uma Alegria capaz de confundir todas as lógicas e vencer todas as fatalidades."

Rui Santiago

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

VIVO ENCANTADO COM JESUS


"Encanta-me a Religião de Jesus, homem como nós e bom como Deusque por acreditar tão bem em Deus, foi capaz de uma espantosa Fé no Ser Humano. As pessoas eram para Jesus um lugar de Fé e a História Humana era o terreno concreto da sua Esperança.


Estamos feitos para gostar de pessoas… mas como ganhámos medo de nos expormos ou acreditámos que não confiar é mais seguro, vamo-nos chegando atrás diante dos Homens julgando-os. O juízo sobre os outros é uma maneira de nos afastarmos deles e de manter tudo e todos a uma distância de segurança suficiente para que nenhuma originalidade pessoal venha desorientar os nossos esquemas ou questionar a nossa mentalidade


Estamos feitos para gostar de pessoas. Jesus dizia que que um único mandamento chegava para resumir o espírito da sua Religião: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Por outras palavras: permiti-vos ser o que sois! O Mandamento do Amor não nos aponta alguma coisa fora de nós, mas a realização do que verdadeiramente somos."

Rui Santiago

domingo, 9 de dezembro de 2012

A FÉ É...


 é a experiência de confiança em Deus pela qual nos sentimos seguros de que não esperamos nem amamos em vão.
A é um Espanto diante da Beleza de Deus e da Vida. 
A é um Desconforto diante do Sofrimento, um Incómodo diante da Injustiça. 
A é uma Inimizade com o Mal. 
A é uma Esperança, uma Atração pelo Futuro de Deus que é a Plenitude dos Homens! 
A é uma Revelação do Agir de Deus a fecundar o húmus da História, 
um Encantamento pela Vitalidade do Poema Criador 
que a Sua Boca não cessa de Fazer. 
A é uma Narrativa de Boas Notícias e surpresas de Salvação. 
A é um pôr-se-a-jeito do Deus que Vem, que passa, visita o Seu Povo.

Rui Santiago - http://derrotarmontanhas.blogspot.pt/

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SÓ PODE O QUE PODE O AMOR

"Abdico serena e jubilosamente da omnipotência de um "deus super-herói".

Acredito até às entranhas no Deus Amor-Omnipotente!!!
Pode tudo, sim, pode tudo o que pode o Amor. Mas... só pode o que pode o Amor... E na minha Vida já descobri que há muitas coisas que o Amor não pode...

Acredito que abrir-se à Omnipotência Amorosa de Deus implica reconhecer também as "impotências" do Seu Amor..

O Amor não se impõe... propõe-se!
O Amor não subsitui... inspira!

O Amor não força... respeita!"

Rui Santiago - http://derrotarmontanhas.blogspot.pt/

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CORAÇÃO PURO

«Felizes os puros de coração...»

O coração límpido e puro é a transparência duma Presença luminosa e amorosa, que se manifesta em gestos humildes e graciosos que geram Esperança e Vida.

domingo, 2 de dezembro de 2012

A BOA NOTÍCIA DA NOSSA FÉ

"Acredito que a Boa Notícia da nossa Fé, da verdadeira Fé revelada em Jesus, não é a transmissão da maneira de irmos para o céu, mas a revelação maravilhosa de que o céu veio a nós e nunca mais se foi embora.(...)
Acredito que Jesus transformou o invisível Projecto de Deus num visível Programa de Vida concreto, numa maneira humana de viver." Rui Santiago

As palavras de um maravilhoso mestre da vida espiritual, Henri Nouwen, estão em perfeita sintonia com as palavras do Rui:

«O grande mistério da vida espiritual – a vida em Deus – é que não temos de esperar por ela como algo que acontecerá depois. Jesus diz: «Estai em Mim como Eu estou em vós.»
É a presença activa de Deus no centro do meu viver – o movimento do Espírito de Deus dentro de nós – que nos dá a vida eterna.»
Henri Nouwen, em "Aqui e Agora"