terça-feira, 1 de julho de 2008

Lava-pés


"Se pois eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis, também vós, lavar-vos os pés uns aos outros" (João 13, 13-14).

«O procedimento de Jesus é modelo para nós cristãos. Mas lavar os pés significa mais do que apenas servir um ao outro. Como Jesus devemos inclinar-nos aos irmãos e irmãs, tocando-os onde estão sujos, onde não conseguem mais aceitar nem a si próprios. Por meio do nosso amor devemos purificá-los. Quem se sente amado sente-se também limpo e puro. Ele pára de atormentar-se com seus sentimentos de culpa. O amor incondicional livra-o da autodepreciação e do autodesprezo.

Jesus pede aos seus discípulos um novo comportamento. Ele quer criar uma comunidade de amigos que prestem uns aos outros o serviço do lava-pés. Ele quer uma comunidade de irmãos e irmãs que se aceitem e amem e incondicionalmente, para que todos se sintam limpos e puros nessa comunidade, como se estivessem saindo de um banho completo: refrescados, perfumados, conscientes da sua beleza, exalando um perfume agradável.» (Anselm Grün, em "JESUS - Porta para a Vida")

2 comentários:

Maria João disse...

Há que perdoar os outros e a nós próprios... Purificar os outros e a nós próprios...

Por mais que olhe esta passagem do Evangelho não consigo deixar de sentir ~um grande carinho, um grande amor por este exemplo de Cristo.


beijos em Cristo e Maria

joaquim disse...

Ele quer que os nossos braços, como os dEle, estejam abertos a todos, muito especialmente aos que mais afastados estão.
Quer que demos testemunho do Seu infinito perdão, que tudo sara e reconstrói.

«Eu renovo todas as coisas» Ap 21,5

Abraço amigo em Cristo

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...